Representante do Brasil na Superliga Americana de Rugby (SLAR), o Cobras Brasil XV conquistou sua primeira vitória na competição. Em partida realizada nesta terça-feira (30) à tarde no Estádio Nacional, em Santiago no Chile, a equipe paulista derrotou o Cafeteros Pro, da Colômbia, por 30 a 14.
A vitória dos Cobras foi resultado de uma atuação onde a franquia brasileira manteve-se superior ofensiva e defensivamente durante toda a partida. Logo aos quatro minutos, Moisés Duque assinalou os primeiros três pontos em um drop goal de muita habilidade, quando o atleta deixa a bola tocar o chão e chuta logo em seguida em direção aos paus (ou H).
O time brasleiro ainda marcou através de dois penais com o brasileiro de origem neozelandesa Josh Reeves e Moisés Duque, três tries com Lucas Tranquez, André Arruda e Franco Giudice e três conversões de Josh Reeves e Moisés Duque.
Para a equipe de Medellín marcaram Agustín Bocco (penalty e try), Facundo Ferrario (try) e Gonzalo García (conversão).
Com o resultado, a franquia brasileira pode fechar a rodada em quarto lugar na classificação, com seis pontos conquistados, caso o Olimpia Lions-PAR não vença sua partida contra o Jaguares XV-ARG.
No próximo domingo (4), às 16h30, o Cobras Brasil XV jogará contra o chileno Selknam Rugby-CHI, na rodada que encerra a fase chilena do torneio. Depois, as equipes viajam para o Uruguai para finalizar os jogos da etapa classificatória e definir os semifinalistas e finalistas.
Organizada pela Sudamerica Rugby, a SLAR é o principal torneio sul-americano de clubes na modalidade XV e deveria ter tido sua primeira edição em 2020, mas acabou sendo adiada por causa da pandemia de covid-19.