Depois da grande vitória sobre o Corinthians (107 a 61) em sua partida de estreia no Novo Basquete Brasil (NBB), o São Paulo voltou a mostrar força e derrotou o Mogi por 112 a 75, em jogo disputado na terça-feira (17), em Mogi das Cruzes.
Com o resultado, o Tricolor do Morumbi manteve os 100% de aproveitamento na competição e é um dos quatro invictos, ao lado de Flamengo, Bauru e Paulistano.
Para garantir o segundo triunfo, a equipe comandada pelo experiente técnico Claudio Mortari contou com ótimas atuações de dois de seus três norte-americanos, o armador Kenny Dawkins, cestinha da partida ao lado do ala-pivô Fabrício, do Mogi, com 23 pontos, e o ala Shamell, que marcou 17 pontos. Além deles, o pivô Lucas Mariano conseguiu 16 pontos e sete rebotes.
Ainda em Mogi, onde é disputada esta etapa do NBB, a Unifacisa-PB superou o Fortaleza/Basquete Cearense por 69 a 67. Com 16 pontos, oito rebotes e quatro assistências, Nehemias foi o destaque da equipe paraibana, que conquistou sua primeira vitória em três partidas.
No complemento da rodada, o Pato Basquete também comemorou a primeira vitória em três jogos, ao ganhar o clássico paranaense contra o Campo Mourão por 82 a 78.
Caxias do Sul Basquete estreia nesta quarta
O representante gaúcho no NBB faz sua estreia nesta quarta-feira. Depois de conquistar o sétimo título estadual, a Kto/Caxias do Sul Basquete viajou para Mogi das Cruzes e, na bolha instalada no interior paulista, irá encarar o Brasília às 16h. Na sequência, a equipe comandada por Rodrigo Barbosa ainda jogará contra Bauru (20), Paulistano (22) e Cerrado Basquete-DF (25).
— São jogos em sedes, que tu tens pouco tempo para te recuperar depois de uma partida, tanto fisicamente quanto psicologicamente, porque em seguida tu estás jogando de novo. Quando acontecia isso, tu tinhas aquela segurança de que na semana seguinte retornava para casa, para poder jogar junto ao torcedor, e aquilo te dava uma segurança maior para fazer as coisas, o que a gente sabe que, neste momento, não vai acontecer — avalia o treinador do time da Serra.
A temporada 2020-21 do NBB começou no dia 10 de novembro. A última edição não teve um campeão, já que o torneio foi cancelado antes mesmo dos playoffs, em maio, por conta da pandemia de covid-19.
Com objetivo de minimizar os deslocamentos dos clubes e consequentemente diminuir os riscos de contaminação do novo coronavírus, o sistema de sedes foi adotado no primeiro turno da competição que está em disputa. Desta forma, Rio de Janeiro, São Paulo, Mogi das Cruzes e Brasília receberão os confrontos que irão até o dia 12 de janeiro.
O formato do segundo turno dependerá de dois fatores para ser definido segundo a Liga Nacional de Basquete, organizadora do campeonato: o monitoramento da pandemia e o andamento das sedes.