O austríaco Dominic Thiem venceu o espanhol Rafael Nadal, nesta terça-feira (17), em sets diretos, parciais de 7/6 (7) e 7/6 (4), depois de 2h25min de jogo válido pelo Grupo Londres 2020 do ATP Finals.
A partida marcou o duelo dos vencedores dos dois Grand Slam disputados depois da paralisação do esporte em virtude da pandemia de covid-19 e o campeão do US Open levou a melhor sobre o 13 vezes ganhador de Roland Garros.
Com a segunda vitória na chave, o vice-campeão do torneio na temporada passada, pode se classificar para as semifinais ainda nesta terça desde que o grego Stefanos Tsitsipas supere o russo Andrey Rublev, no complemento da rodada.
O resultado ainda deixou Thiem em condições de lutar com o próprio Nadal pela segunda posição no ranking mundial da ATP. Agora, a diferença entre eles é de 525 pontos e a disputa em aberto.
Nesta terça, os dois jogadores fizeram um confronto extremamente equilibrado. No set inicial, definido no tie-break, nenhuma chance de quebra foi proporcionada por eles. Já na segunda parcial, Nadal chegou a conquistar um break no sétimo game (4-3), mas desperdiçou a chance de seguir em vantagem ao ter o serviço quebrado logo a seguir.
Dominic Thiem teve uma grande oportunidade de fechar o jogo no 10º game do segundo set, quando teve um 0-40 no saque do espanhol. Porém, Rafael Nadal salvou os três match-points seguidos que teve contra e forçou um novo tie-break, finalmente vencido pelo austríaco.
— Acho que foi uma grande partida do primeiro ao último ponto. Tive muita sorte em conseguir vencer aquele primeiro set, já que eu perdia por 2-5 no tie-break. Contra o Rafa, é bom vencer o primeiro set, mas mesmo assim ele ainda segue 100 por cento do primeiro ao último ponto. Eu sabia que talvez tivesse uma ligeira vantagem quando ganhei o primeiro set, mas ainda tinha que ficar super focado até o final — disse o austríaco na entrevista realizada em quadra, após a partida.