Em seu terceiro dia de visitas de uma viagem de quatro programada para Tóquio, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, esteve nesta terça-feira (17) na vila dos atletas para os Jogos de Tóquio.
No local, ele foi recepcionado pela triatleta Ai Ueda, que deverá disputar sua quarta Olimpíada consecutiva, e Sarina Satomi, campeã mundial de parabadminton em 2019.
As atletas estavam acompanhadas do prefeito da vila, o ex-presidente da Associação Japonesa de Futebol, Saburo Kawabuchi, que mostrou ao dirigente as unidades residenciais, localizadas no distrito de Harumi, onde cerca de 10 mil atletas e treinadores serão alojados durante os Jogos Olímpicos.
O presidente do COI e sua comitiva também puderam observar os protocolos de saúde e segurança para combater o novo coronavírus que serão adotados durante o evento. Na vila, além de um ambulatório, também será disponibilizada aos atletas uma clínica geral.
Depois, Thomas Bach foi ao recém-remodelado Estádio Nacional, palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos, além de eventos de atletismo e partidas de futebol.
— Daqui a nove meses, viremos aqui para esses Jogos, e então será o verdadeiro estádio olímpico. Já é possível sentir o clima — disse Bach, que percorreu a pista de atletismo.
Durante a visita da comitiva do COI ao estádio, um pequeno grupo de manifestantes se reuniu nas proximidades e usou alto-falantes para pedir o cancelamento imediato dos Jogos.
O presidente do COI planeja visitar o Japão novamente em março, próximo ao início do revezamento da tocha. Em Tóquio, ele já teve uma reunião com o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, na qual eles reiteraram que os Jogos de Tóquio serão realizados conforme planejado, com a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, e se encontrou com o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, na Embaixada da Austrália em Tóquio.
De acordo com o COI, Morrison reiterou o apoio de seu governo à candidatura de Brisbane, no estado australiano de Queensland, para sediar os Jogos Olímpicos de 2032.