O Flamengo venceu a Unifacisa-PB neste sábado (14), por 86 a 79, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e encerrou a participação na primeira etapa do Novo Basquete Brasil (NBB) com 100% de aproveitamento.
Com uma marcação forte na quadra do adversário, o time comandado por Gustavo de Conti contou com 20 pontos do ala Marquinhos, que foi o cestinha da partida e com um duplo-duplo do ala-pivô Olivinha, que fez 15 pontos e conseguiu 14 rebotes.
Nos dois primeiros períodos, a Unifacisa conseguiu manter o equilíbrio e foi para o vestiário vencendo por 45 a 40. Porém, no terceiro quarto, com domínio nos rebotes e um contra-ataque mais eficiente, apesar de as duas equipes seguiram próximas no marcador até os últimos minutos, a equipe carioca conseguiu retomar a liderança em 60 a 59 e chegou aos 10 minutos finais vencendo por 67 a 63.
A parte final do jogo seguiu no mesmo ritmo e o Flamengo assegurou a vitória por 86 a 79. No time paraibano, o destaque ficou por conta da atuação do ala dominicano Nehemias Morillo, que fez 21 pontos, distribuiu quatro assistências, pegou três rebotes e recuperou duas bolas.
Com triplo-duplo de Georginho, São Paulo atropela o Corinthians
Em Mogi das Cruzes, outra das sedes da fase classificatória do NBB, o São Paulo fez sua estreia e não tomou conhecimento do rival Corinthians, derrotado por impiedosos 107 a 61 (52 a 40). O grande nome do jogo foi o armador Georginho de Paula, que fez um impressionante triplo-duplo de 21 pontos, 14 rebotes e dez assistências.
— Sei que agora tenho um status diferente e que as defesas podem estar mais focadas em mim, mas não vou mudar meu jogo. Eu me considero um bom passador, e tivemos a chegada a nosso time de três jogadores que têm um chute muito bom. Isso ajuda demais a abrir espaços — disse o jogador que na temporada passada foi eleito o MVP da competição.
Outros destaques do time do Morumbi foram o ala norte-americano Shamell, que fez 20 pontos e conquistou quatro rebotes e o ala-pivô Jefferson William, que contribuiu com 14 pontos e oito rebotes.
Com objetivo de minimizar os deslocamentos dos clubes e consequentemente diminuir os riscos de contaminação do novo coronavírus, o sistema de sedes foi adotado no primeiro turno da competição que está em disputa. Desta forma, Rio de Janeiro, São Paulo, Mogi das Cruzes e Brasília receberão os confrontos que irão até o dia 12 de janeiro.
O formato do segundo turno dependerá de dois fatores para ser definido segundo a Liga Nacional de Basquete, organizadora do campeonato: o monitoramento da pandemia e o andamento das sedes.
Confira os demais resultados da rodada:
No Rio de Janeiro - Ginásio Maracanãzinho
Campo Mourão (PR) 54 x 90 Minas Tênis Clube (MG)
Pato Basquete (PR) 69 x 76 Fortaleza/Basquete Cearense (CE)
Em Mogi das Cruzes - Ginásio Hugo Ramos
Brasília (DF) 57 x 73 Paulistano/Corpore (SP)
Sesi/ Franca Basquete (SP) 80 x 60 Pinheiros (SP)