Para reforçar o mistério no Gre-Nal, Grêmio e Inter adotam estratégias parecidas em relação as informações do departamento médico. Nos dois clubes, todos os profissionais estão proibidos de divulgar qualquer informação. No lado colorado, as dúvidas no time titular são Patrick e Thiago Galhardo. Já no Tricolor, as indefinições são Pedro Geromel, Kannemann, Jean Pyerre e Pepê.
— Estamos trabalhando para recuperar todos que estão no departamento médico, visando ter o maior número de opções à disposição do treinador. Mas, por decisão da vice-presidência de futebol, nenhuma informação prévia sobre os atletas será liberada antes do clássico — afirma o vice de futebol do Inter, Alessandro Barcellos.
O jogador que mais preocupa é Patrick, que deixou a partida contra o Fortaleza, no sábado (19), com dores na coxa esquerda. O atleta realizou exame de imagem nesta segunda (21), mas o resultado não será divulgado. Caso o meio-campista não atue, Praxedes é o mais cotado para substituí-lo.
Já o atacante Thiago Galhardo sofreu um entorse no tornozelo direito no jogo contra o América de Cali, na quarta (16), e causa preocupação por ser o jogador mais importante da equipe. Contudo, o atleta tem boas chances de atuar.
No lado do Grêmio, a lista de titulares lesionados é ainda maior, o que motivou o clube a adotar a mesma “lei do silêncio” em relação às informações dos atletas em tratamento.
— A ordem que dei ao departamento médico hoje é que não sai uma notícia do clube, de nenhum jogador. Nem quem vai jogar, quem está no departamento, quem tem chance, quem está fora. É ordem minha. Quarta-feira, uma hora antes, você saberão quem joga (o Gre-Nal) — anunciou o técnico Renato Portaluppi em entrevista coletiva após o empate com o Palmeiras, no domingo (20).
Entre os titulares, o que se sabe é que o volante Maicon está fora, por conta de uma lesão muscular na coxa direita. Em recuperação de lesão muscular, o zagueiro Kannemann e o atacante Pepê têm chances significativas de começarem o clássico, enquanto Jean Pyerre tem situação mais difícil. Com dores musculares, Pedro Geromel é dúvida.
Confira os prováveis times de Inter e Grêmio para o Gre-Nal:
Provável Inter: Marcelo Lomba; Saravia, Zé Gabriel, Víctor Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso, Nonato, Boschilia e Patrick (Praxedes); Thiago Galhardo e Abel Hernández.
Provável Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues (Pedro Geromel), Kannemann (Ruan) e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Darlan e Matheus Henrique; Alisson, Pepê (Ferreira ou Robinho) e Diego Souza.
Confira a situação dos jogadores de Inter e Grêmio que estão no departamento médico:
Inter:
Thiago Galhardo – sofreu um entorse no tornozelo direito na vitória sobre o América de Cali, na quarta (16), e ficou fora da derrota para o Fortaleza, no sábado (19). O clube não divulgou nenhum detalhe sobre a recuperação do atleta. É dúvida para o Gre-Nal.
Patrick – deixou o gramado na derrota para o Fortaleza, no sábado (19), com dores musculares na coxa esquerda. Realizou exame médico nesta segunda (21), mas o clube não divulgará o resultado até o Gre-Nal. É dúvida.
Johnny - deixou o gramado na derrota para o Fortaleza, no sábado (19), com dores musculares na coxa direita. Realizou exame médico nesta segunda (21), mas o clube também não divulgará o resultado. É dúvida.
Marcos Guilherme – sofreu entorse no tornozelo direito no dia 13 de setembro, na derrota para o Goiás. Segundo o clube, o tempo estimado de parada seria de pelo menos dez dias. Está praticamente fora do clássico.
Peglow – deixou o gramado com dores musculares na vitória sobre o Ceará, no dia 10 de setembro. O exame constatou uma lesão na coxa direita, com temo estimado de parada de três semanas. Pela projeção, volta apenas no início de outubro.
Yuri Alberto – sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda no dia 27 de agosto, com tempo estimado de parada de seis semanas. Pela projeção, retorna apenas nas primeiras semanas de outubro.
William Pottker – No dia 23 de agosto, o Inter divulgou que o atacante havia sofrido uma lesão muscular na coxa direita em um treinamento. Pela projeção inicial do clube, o jogador pararia por três semanas, prazo que já expirou. Contudo, o atleta está em negociação avançada com o futebol turco e não deve mais atuar com a camisa coloada.
Grêmio:
Pedro Geromel - sentiu dores na coxa esquerda na derrota para a Universidad Católica, no dia 16 de setembro, e ficou fora do jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileirão. O clube não divulgou o prazo de retorno. É dúvida para o Gre-Nal.
Kannemann - sofreu uma contratura na coxa esquerda no empate contra o Atlético-GO , no dia 6 de setembro. Ficou fora de quatro jogos (Bahia, Fortaleza, Universidad Catolica e Palmeiras). O exame apontou lesão de grau 1, com previsão de retorno entre dez e 15 dias. O Gre-Nal ocorre 17 dias depois da lesão. Ainda assim, é considerado dúvida.
Guilherme Guedes - não joga desde o dia 2 de agosto, quando o Grêmio venceu o Novo Hamburgo. Tem lesão muscular, cujos detalhes não foram divulgados.
Maicon - sofreu distensão muscular na coxa direita no dia 15 de setembro. Segundo o clube, o tempo de parada estimado seria de 15 dias. Por essa projeção, está fora do Gre-Nal.
Jean Pyerre – sofreu lesão muscular na coxa direita na partida contra o Sport, no dia 3 de setembro. Não foi divulgado o tempo de parada. É dúvida.
Pepê – após sofrer lesão muscular na coxa esquerda, o atacante retornou ao time na partida contra o Sport, no dia 3 de setembro. Contudo, voltou a sentir dores e ficou fora dos cinco jogos seguintes (Atlético-GO, Bahia, Fortaleza, Universidad Católica e Palmeiras). O Grêmio não divulgou detalhes sobre o novo problema do atleta e nem o tempo de parada. É dúvida.
Everton - com sintomas gripais desde a semana passada, o jogador não participou do duelo contra o Palmeiras e deve ficar fora mais uma vez no clássico.