Os brasileiros conquistaram duas vitórias em três jogos disputados pela primeira rodada da chave de duplas do Aberto de Tênis da França. Nesta quarta-feira (30), os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo garantiram vaga na segunda rodada, enquanto o gaúcho Marcelo Demoliner não teve a mesma sorte.
Atuais campeões do US Open, Bruno Soares e o croata Mate Pavić superaram o neozelandês Marcus Daniell e o austríaco Philipp Oswald em sets diretos, parciais de 6/2 e 6/3, em apenas 68 minutos de partida. Cabeças de chave número sete do torneio, eles agora irão enfrentar o argentino Andrés Molteni e o monegasco Hugo Nys, que passaram pelos belgas Sander Gillé e Joran Vliegen, de virada, parciais de 4/6, 6/3 e 6/3.
Campeão em Paris em 2015, quando formava dupla com o croata Ivan Dodig, Marcelo Melo fez uma tranquila estreia ao lado do polonês Lukasz Kubot, seu parceiro na conquista de Wimbledon-2017. Diante dos jovens franceses Arthur Cazaux e Harold Mayot, ambos com 18 anos, eles se impuseram com um duplo 6/2, em 1h20 de jogo disputado na quadra Philippe-Chatrier, a principal do complexo de Roland Garros. Na próxima fase, os cabeças de chave número 4 enfrentarão os norte-americanos Nicholas Monroe e Tommy Paul, que derrotaram o uruguaio Ariel Behar e o equatoriano Gonzalo Escobar.
O caxiense Marcelo Demoliner e o holandês Matwé Middelkoop até levaram o confronto diante do britânico Daniel Evans e do polonês Hubert Hurkacz para o terceiro set, mas acabaram sendo superados por 7/6 (2), 3/6 e 7/5, em exatas duas horas.
A partida teve um momento de tensão. Ao marcar o ponto e confirmar o saque em 5/2, na terceira parcial, Evans gritou alto e apontou para Middelkoop, que não gostou da atitude do britânico e reclamou com ele. Foi preciso que o árbitro de cadeira e Demoliner interviessem para evitar que a discussão avançasse. Na sequência, o brasileiro e o holandês ganharam três games seguidos e chegaram a conquistar a igualdade em 5/5, mas logo depois os rivais confirmaram o serviço e conseguiram a quebra no saque do tenista gaúcho.
Luísa Stefani estreia nas duplas femininas e Thiago Monteiro busca terceira rodada
Única tenista brasileira a disputar o torneio, Luísa Stefani irá estrear nesta quinta-feira (1). A paulista de 23 anos, que ocupa a 32ª colocação no ranking mundial de duplas da WTA, e que forma parceria com a norte-americana Hayley Carter, terá como rivais a espanhola Aliona Bolsova e a norueguesa Ulrikke Eikeri. A partida está marcada para às 6h (de Brasília).
Na chave masculina, o cearense Thiago Monteiro tentará chegar a terceira rodada de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. Número 84 do ranking mundial da ATP, ele enfrentará o norte-americano Marcos Giron no primeiro jogo da quadra 4.