O Brasil enfrenta a pandemia de coronavírus de uma maneira bem particular em relação a outras nações. Dada sua expansão continental, o país tem níveis de contágio e números de mortes diferentes em cada um de seus Estados. Além disso, os governantes foram aplicando protocolos de isolamento e flexibilização que diferem de uma região para outra. Obviamente, este cenário acabou influenciando no tratamento dado ao futebol e aos campeonatos estaduais.
GaúchaZH fez um levantamento sobre os 10 principais campeonatos. Foram considerados os nove que possuem equipes na Série A do Brasileirão, além de Santa Catarina, que reinicia sua competição nesta quarta-feira (8). Confira:
Onde a bola rola
Rio de Janeiro
Além de ser o primeiro torneio estadual a voltar, o Campeonato Carioca se transformou na única competição do continente desde que a bola passou a rolar ainda no dia 18 junho. Campeão da Taça Guanabara (primeiro turno), o Flamengo pode garantir o título caso conquiste também a Taça Rio (segundo turno) nesta quarta-feira (8), contra o Fluminense. Além destas duas equipes, os cariocas ainda terão Botafogo e Vasco na disputa do Brasileirão, a partir de agosto.
Santa Catarina
A competição será retomada nesta quarta-feira (8) com dois jogos: Chapecoense x Avaí e Criciúma x Marcílio Dias. Na quinta, completam os confrontos de ida das quartas de final: Joinville x Brusque e Juventus de Jaraguá x Figueirense.
Retorno definido
São Paulo
O governador João Doria aceitou o protocolo apresentado pela Federação Paulista de Futebol, solicitando o retorno do Paulistão para 22 de julho. Desta forma, o torneio se encerraria justamente no fim de semana que marcará o início do Brasileirão. Restam ainda duas rodadas da fase de grupos, mais seis confrontos de mata-mata para decretar o campeão — quartas de final, semifinal e duas partidas finais.
Com cinco times (Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo), São Paulo é o Estado com o maior número de representantes na Série A.
Minas Gerais
De acordo com o protocolo entregue pela Federação, o Campeonato Mineiro será retomado a partir de 26 de julho. Entretanto, a prefeitura de Belo Horizonte ainda se mostra contrária com a realização de partidas na Capital, o que emperrou as tratativas. Restam ainda dois jogos da fase classificatória, além dos confrontos por quartas de final, semifinal e duas finais. Atlético-MG e Cruzeiro — que neste ano disputará a Série B — já vêm realizando seus treinamentos com bola e de maneira coletiva há algumas semanas.
Indefinição
Bahia
Sem apresentar datas, a Federação Baiana admite sua intenção de retomar a competição ainda neste mês. Para o campeonato acabar, faltam dois jogos da fase classificatória, além das partidas de ida e volta pelas semifinais e finais. Treinado por Roger Machado, o Bahia — único representante do Estado na Série A — já vem realizando suas atividades em Salvador.
Ceará
Sem permissão para que o campeonato fosse antecipado para 20 de julho, a Federação Cearense aguarda o aval do governo estadual para marcar uma nova data. Presentes na elite do futebol brasileiro, Ceará e Fortaleza foram as primeiras equipes a retomar os treinos. Existe a possibilidade de que todos os jogos sejam disputados na Capital.
Goiás
Quando foi paralisado, ainda em março, o Campeonato Goiano estava a duas rodadas de encerrar a fase de classificação. Além destes jogos, ainda restariam as partidas de mata-mata, que decretariam o campeão deste ano. Representantes do Estado na elite do futebol nacional, Atlético-GO e Goiás já voltaram a treinar, mas ainda não há uma definição quanto ao retorno do torneio estadual. Um das propostas é que ele seja retomado somente no final do ano, sem que nenhum dos envolvidos seja rebaixado.
Paraná
Rivais da Capital e representantes do Estado na Série A, Athletico-PR e Coritiba já voltaram às atividades, mesmo que um decreto na região metropolitana de Curitiba impeça a realização de treinos coletivos. Na semana passada, porém, o governo do Estado argumentou que não era hora para falar em futebol, e rejeitou a possibilidade de se reunir com os clubes a fim de discutir o retorno do Campeonato Paranaense, que está nas quartas de final. Uma das propostas seria a volta do torneio no dia 19 de julho.
Pernambucano
O objetivo era retomar a competição já no próximo domingo (12), mas a data já foi descartada em reunião entre a Federação Pernambucana de Futebol e representantes do governo estadual. A decisão sobre o retorno deve ser tomada na próxima semana. O problema é que três clubes do Interior sequer voltaram às atividades. Para ser concluído, o campeonato precisará que se dispute a última rodada da fase classificatória, mais os jogos de mata-mata. O Sport disputará a Série A neste ano.
Rio Grande do Sul
Depois de ver a primeira data (19 de julho) ser barrada pelo governo do Estado, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) aguarda a liberação para o novo prazo estipulado: 26 de julho. Não está descartado nem mesmo o encerramento do Gauchão, com o Caxias, vencedor do primeiro turno, sendo decretado o campeão desta temporada. Já se definiu, no entanto, que não haverá rebaixamento. Diante da impossibilidade de realizar treinos coletivos em Porto Alegre, o Grêmio chegou a anunciar que viajaria para Criciúma, no sul de Santa Catarina, onde permaneceria por cerca de uma semana. O Inter, por sua vez, não manifestou de maneira oficial qualquer mudança no atual protocolo de atividades.