O governador de São Paulo, João Dória anunciou, na manhã desta quinta-feira (8), que autoriza o retorno do Campeonato Paulista para o dia 22 de julho. Além de Dória, a coletiva contou com a participação de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, e de ex-volante Mauro Silva, um dos vice-presidentes da entidade.
— No dia 22 de julho, vai acontecer a primeira rodada do Campeonato Paulista. O Paulistão foi paralisado faltando seis rodadas para chegar ao final. A previsão é de que a final seja disputada possivelmente no dia 8 de agosto, sábado, e no dia seguinte, ao que tudo indica, começa o Campeonato Brasileiro — disse o governador.
Apesar disso, Dória deixou claro que as partidas só poderão ocorrer em cidades que estejam na fase amarela do chamado Plano São Paulo, que regulamenta a reabertura das regiões em meio à pandemia do coronavírus.
— O Centro de Contingência da Covid-19 aprovou, em conjunto com a Federação Paulista de Futebol, com assistência médica da Federação Paulista de Futebol, o novo protocolo da retomada do Campeonato Paulista. Os jogos deverão ocorrer obrigatoriamente em cidades que estejam na fase amarela do Plano São Paulo e em estádios sem a presença da torcida — completou.
As partidas terão de seguir um rígido protocolo elaborado pela FPF, que consiste em número reduzido de pessoas nos estádios e outros processos de higiene.
As datas do Paulistão deverão seguir o seguinte calendário: no dia 22 de julho, a penúltima rodada de grupos, no dia 26, a última rodada, depois abre-se a fase de mata-mata, com as quartas de final no dia 29, a semifinal no dia 2 de agosto e a final no dia 8.