A movimentação da dupla Gre-Nal ainda é tímida na busca por reforços para 2020. O baixo número de contratações, no entanto, não é exclusividade dos dois grandes da Capital. Os principais clubes brasileiros, de uma forma geral, ainda não fizeram anúncios expressivos. Porém, essa realidade deve mudar a partir de janeiro. Grêmio e Inter, por exemplo, buscam, cada um, pelo menos cinco jogadores para a próxima temporada.
Após uma pesquisa no mercado nacional e internacional, GZH apresenta uma lista de 100 nomes para reforçarem as equipes de Renato Portaluppi e Eduardo Coudet.
O maior obstáculo para os anúncios é financeiro. Com dificuldades econômicas, o Inter não tem dinheiro em caixa para fazer grandes contratações e planeja utilizar a criatividade para reforçar o elenco. Mesmo o Grêmio, que vem fechando os últimos anos com superávit nas contas, não pretende fazer loucuras e planeja até reduzir a folha de pagamento.
As duas direções esperam que os demais clubes e os empresários de atletas baixem as pedidas a partir da virada do ano, se adaptando à realidade do mercado. O certo é que, nas reapresentações do Tricolor e do Colorado, os grupos ainda não estarão completos. Os torcedores das duas equipes certamente verão reforços desembarcarem no aeroporto Salgado Filho já com a temporada em andamento.
CONFIRA OS MEIAS QUE PODERIAM REFORÇAR A DUPLA GRE-NAL
Marcos Guilherme (Al-Wehda-SAU)
Passou por Athletico-PR e São Paulo antes de se transferir para a Arábia Saudita. É um jogador jovem, tem 24 anos.
Hernani (Zenit-RUS)
Foi vendido pelo Athletico-PR para o Zenit e, desde então, tem pipocado em outros clubes europeus por empréstimo. Atualmente, o volante defende as cores do Parma. Apesar de ser um primeiro homem de meio-campo, tem boa chegada na área do adversário. Além disso, tem um chute diferenciado. Seu contrato com os russos vai até o meio de 2021.
José Luis Fernández (Atlético Tucumán-ARG)
Experiente (32 anos) e com passagem pela Europa, atualmente joga pelo Tucumán.
Rodriguinho (Cruzeiro)
Foi contratado a peso de ouro pelo Cruzeiro, mas enfrentou uma lesão grave em 2019.
Ariel Rojas (Atlético Tucumán-ARG)
Aos 33 anos, é um jogador que pode fazer várias funções pelo lado esquerdo do campo. Ele atua como meia, volante e também lateral.
Mauro Formica (Newell's-ARG)
Mauro Formica não se tornou o craque que se esperava quando surgiu nas categorias de base do Newell's. Aos 31 anos, a rodagem por times de Inglaterra, Itália e México fez bem ao jogador, que aprendeu a usar melhor a sua qualidade técnica — ainda que falte intensidade ao seu jogo.
Cerutti (San Lorenzo-ARG)
Aos 27 anos, Cerutti está no auge da sua maturidade. Ele tem uma rara característica para um atacante, que é finalizar bem com as duas pernas.
Mauro Zarate (Boca Juniors-ARG)
Zárate tem a experiência de ter defendido camisas pesadas de Inter de Milão e Lazio na Itália. O atacante tem facilidade para finalizar tanto dentro quanto fora da área. Pode jogar como centroavante e também recuado como um segundo atacante.
Emanuel Reynoso (Boca Juniors-ARG)
Reynoso é o típico "enganche" argentino. Com muita qualidade técnica, se destaca por ser bom batedor de faltas. Tem como ponto fraco a baixa intensidade sem a bola.
Maximiliano Meza (Monterrey-MEX)
O dinamismo nas ações com e sem a bola fez Meza agradar ao técnico Jorge Sampaoli, que o levou para a Copa do Mundo de 2018. O jogador argentino pode fazer as funções tanto de atacante de lado como de meia central.
Pity Martinez (Atlanta United)
Rei da América de 2018, Pity Martínez alia qualidade técnica com velocidade. Além disso, é um jogador de boa finalização com seu pé esquerdo. Atua preferencialmente aberto pelo lado esquerdo.
José Paradela (Gimnasia y Esgrima-ARG)
Apontado por Maradona como o novo Nacho Fernández, o garoto José Paradela, de 21 anos, tem na habilidade de sua perna esquerda o seu ponto forte.
Gastón Pereiro (PSV-HOL)
Com 24 anos, Pereiro saiu do Nacional para o PSV, mas não tem tido oportunidades no clube holandês.
Leonel Miranda (Defensa y Justicia-ARG)
Emprestado pelo Defensa y Justicia para o Tijuana até o meio de 2020, o jogador é o típico enganche argentino: rápido e habilidoso. Além disso, tem um bom chute de fora da área. Com 25 anos, pode ser uma boa opção para a equipe que procura um meio-campista com grande poder ofensivo.
Samuel Sosa (Talleres-ARG)
Foi um dos principais jogadores do vice-campeonato venezuelano no Mundial sub-20 em 2017. Canhoto, é um meia-atacante driblador que tem bom chute de fora da área. Com 19 anos, está emprestado pelo Talleres ao Alcorcón da Espanha. Com os argentinos, tem contrato até 2021.
Iván Franco (Libertad)
É considerado como uma das promessas do futebol paraguaio. O garoto de 19 anos, de grande qualidade técnica, já mostrou bom futebol com a camisa do Libertad na última Libertadores.
Andy Polar (Binacional)
Baixinho e jovem, com 22 anos, Polar é um dos destaques do Binacional que chegou a sua primeira Libertadores em 2020.
Ruben Botta (San Lorenzo-ARG)
Aos 29 anos, o habilidoso meia Ruben Botta voltou a ter chance em clube grande da Argentina no San Lorenzo. Destaque do Tigre vice-campeão da Sul-Americana em 2012, ele foi contratado pela Inter de Milão, mas teve sua trajetória atrapalhada por uma grave lesão no joelho.
Gabriel Boschilia (Monaco-FRA)
Na França desde 2015, o meio-campista só conseguiu jogar no Nantes na temporada de 2018. o futebol francês desde 2015, Gabriel Boschilia, 23 anos, só conseguiu sequência no Nantes na temporada passada (18/19). Tem contrato até o meio de 2021.
Edwin Cardona (Pachuca-MEX)
O colombiano Cardona é um meia de rara qualidade na batida na bola. Organizador, ele pode atuar pela faixa central do campo e também pelo lado esquerdo. Tem o passe e a finalização como principais qualidades.