A movimentação da dupla Gre-Nal ainda é tímida na busca por reforços para 2020. O baixo número de contratações, no entanto, não é exclusividade dos dois grandes da Capital. Os principais clubes brasileiros, de uma forma geral, ainda não fizeram anúncios expressivos. Porém, essa realidade deve mudar a partir de janeiro. Grêmio e Inter, por exemplo, buscam, cada um, pelo menos cinco jogadores para a próxima temporada.
Após uma pesquisa no mercado nacional e internacional, GZH apresenta uma lista de 100 nomes para reforçarem as equipes de Renato Portaluppi e Eduardo Coudet.
O maior obstáculo para os anúncios é financeiro. Com dificuldades econômicas, o Inter não tem dinheiro em caixa para fazer grandes contratações e planeja utilizar a criatividade para reforçar o elenco. Mesmo o Grêmio, que vem fechando os últimos anos com superávit nas contas, não pretende fazer loucuras e planeja até reduzir a folha de pagamento.
As duas direções esperam que os demais clubes e os empresários de atletas baixem as pedidas a partir da virada do ano, se adaptando à realidade do mercado. O certo é que, nas reapresentações do Tricolor e do Colorado, os grupos ainda não estarão completos. Os torcedores das duas equipes certamente verão reforços desembarcarem no aeroporto Salgado Filho já com a temporada em andamento.
CONFIRA OS ZAGUEIROS QUE PODERIAM REFORÇAR A DUPLA GRE-NAL
Matías Laborda (Nacional-URU)
Tem 20 anos e pode atuar em três das quatro posições da defesa. É versátil.
Leandro Castan (Vasco)
Experiente, foi um dos grandes destaques do Vasco de Luxemburgo. Um zagueiro seguro que poderia ser reserva na dupla Gre-Nal.
Benjamín Kuscevic (Universidad Católica-CHI)
Já teve passagem pelas categorias de base do Real Madrid. É um dos destaques da Universidad Católica.
Sebastián Cáceres (Liverpool-URU)
É um dos bons talentos do time uruguaio. Tem 20 anos.
Ramiro Funes Mori (Villarreal-ESP)
Foi um dos destaques da conquista da Libertadores pelo River Plate em 2015, teve passagem pelo Everton e foi para o Villarreal, onde perdeu espaço. Tem contrato até 2022, mas é caro: sua contratação custaria ao menos de 8 milhões de euros.
Messias (Rio Ave-POR)
Antes de ir jogar em Portugal, o zagueiro atuava com a camisa do América-MG. No país europeu, tem se destacado por jogar simples. É um atleta alto, com 1m92cm, e bom posicionamento. Não é tão jovem, tem 25 anos, mas pode ser uma boa alternativa para a zaga da dupla Gre-Nal.
Nehuén Paz (Bologna-ITA)
No futebol italiano desde o início de 2018 após passagens por Lanús e Newell's, o zagueiro Nehuén Paz (26) tem jogado pouco na Itália. Tem contrato até 2022.
Alan Empereur (Hellas Verona-ITA)
Desconhecido no Brasil, o zagueiro de 25 anos está há nove anos no futebol italiano e chegou ao Hellas Verona em 2018. Nesta temporada, pouco atuou.
Yordan Osorio (Zenit-RUS)
Fruto de uma geração venezuelana que chamou atenção do mundo, o zagueiro foi revelado no Zamora, rodou por times portugueses e foi emprestado pelo Porto ao Zenit.
Adryelson (Sport)
Zagueiro de 21 anos com passagem pela seleção sub-23, é considerado baixo para a posição (1m82cm), mas conta com grande impulsão. Vai bem nas duas áreas. Pode ser uma opção no elenco para substituir os zagueiros da dupla Gre-Nal. Em 2019, inclusive, foi especulado no Inter. Tem contrato com o Sport até 2021.
Lautaro Gianetti (Vélez Sársfield-ARG)
Um legítimo zagueiro argentino. Apesar de já ter 26 anos, é um jogador que se destaca pelo vigor físico e pelo poder de antecipação. Além disso, tem boa saída de jogo. Renovou recentemente o contrato até o meio de 2022.