A movimentação da dupla Gre-Nal ainda é tímida na busca por reforços para 2020. O baixo número de contratações, no entanto, não é exclusividade dos dois grandes da Capital. Os principais clubes brasileiros, de uma forma geral, ainda não fizeram anúncios expressivos. Porém, essa realidade deve mudar a partir de janeiro. Grêmio e Inter, por exemplo, buscam, cada um, pelo menos cinco jogadores para a próxima temporada.
Após uma pesquisa no mercado nacional e internacional, GZH apresenta uma lista de 100 nomes para reforçarem as equipes de Renato Portaluppi e Eduardo Coudet.
O maior obstáculo para os anúncios é financeiro. Com dificuldades econômicas, o Inter não tem dinheiro em caixa para fazer grandes contratações e planeja utilizar a criatividade para reforçar o elenco. Mesmo o Grêmio, que vem fechando os últimos anos com superávit nas contas, não pretende fazer loucuras e planeja até reduzir a folha de pagamento.
As duas direções esperam que os demais clubes e os empresários de atletas baixem as pedidas a partir da virada do ano, se adaptando à realidade do mercado. O certo é que, nas reapresentações do Tricolor e do Colorado, os grupos ainda não estarão completos. Os torcedores das duas equipes certamente verão reforços desembarcarem no aeroporto Salgado Filho já com a temporada em andamento.
CONFIRA OS GOLEIROS QUE PODERIAM REFORÇAR A DUPLA GRE-NAL
Rafael Cabral (Reading)
Saiu do Santos e foi defender o Napoli, se transferiu para o Sampdoria e agora está no Reading, na segunda divisão da Inglaterra. Foi goleiro de Seleção Brasileira.
Vanderlei (Santos)
Foi reserva de Everson no Santos de Sampaoli. É um goleiro com experiência.
Ivan (Ponte Preta)
Convocado por Tite para a Seleção neste ano, já tem status de ídolo entre os torcedores da Ponte Preta. Desde que estreou como titular do gol do time paulista, ele já pegou pênaltis, fez milagres e preencheu o lugar de Aranha embaixo das traves da Ponte. Tem contrato com a equipe de Campinas até o final de 2023 e já foi procurado por times do Brasil e do Exterior.
Gabriel (Lecce-ITA)
Saiu do Cruzeiro com 20 anos e foi para o Milan, mas nunca conseguiu se firmar em nenhum grande clube da Europa. Atualmente, joga pelo Lecce.
Walter (Corinthians)
Já é reserva de Cássio há bastante tempo, pode querer sair para atuar.
Jandrei (Genoa-ITA)
Foi para a Itália pelas boas atuações com a camisa da Chapecoense, mas atuou pouco pelo Genoa.
Guilherme (Lokomotiv-RUS)
Naturalizado russo, saiu do Athletico-PR em 2007 e desde então atua no Lokomotiv Moscou.
Kevin Dawson (Peñarol-URU)
Foi revelado no Nacional-URU, mas ganhou notoriedade ao chegar ao Peñarol. Com a camisa do time uruguaio, o goleiro tem se destacado por boas defesas e por reflexos rápidos. Apesar de já ser mais experiente (27 anos), pode ser um bom nome para a camisa 1 da dupla Gre-Nal. Tem contrato com o Peñarol até o final de 2020.
Rafael (Cruzeiro)
Já foi especulado no Grêmio no final de 2019. É reserva do Fábio há 10 anos, mas quando entrou, correspondeu.