O ex-jogador do Grêmio Alan Ruiz foi detido pela polícia da Argentina, nesta quinta-feira (12). Junto com seu pai, irmão e um amigo, o meia de 26 anos se envolveu em uma briga em um camping de pesca, na cidade de Punta Lara, que terminou até mesmo com disparos de um rifle de gás comprimido. Segundo a fiscal María Cecilia Corfield, da Unidade de Investigações de La Plata, que atendeu a imprensa local, ele responderá pelos delitos de "ameaças, porte ilegal de arma de fogo, resistência à autoridade e lesões".
Conforme relatos de testemunhas, a confusão teria se iniciado quando Ruiz se negou a entregar sua carteira de identidade para comprar uma parrilla. Em seguida, a discussão teria se elevado para uma troca de socos. Em meio à briga, um amigo do atleta teria sacado o rifle e disparado em direção ao desafeto, acertando o vidro de um carro que estava estacionado próximo do local.
A polícia foi acionada e, ao chegar ao lugar, vistoriou o carro em que estavam o jogador e seus acompanhantes, encontrando outro rifle e mais uma pistola semiautomática calibre 6.35 milímetros. Imediatamente, todos os envolvidos foram levados à delegacia.
Alan Ruiz jogou no Grêmio em 2014, contratado por empréstimo junto ao San Lorenzo. Ao todo, disputou 40 jogos e marcou cinco gols — dois deles em um Gre-Nal vencido pelo Tricolor por 4 a 1. Depois, ainda passou por Sporting, de Portugal, Colón Santa Fé e Aldosivi, seu atual clube.