Em sua primeira final na quarta participação em Campeonatos Mundiais de atletismo, a gaúcha Fernanda Borges fechou a prova do lançamento do disco em sexto lugar, com 62m44cm. As cubanas Yaimé Pérez (ouro com 69m17cm) e Denia Caballero (prata com 68cm44cm) fizeram dobradinha no pódio, enquanto a croata Sandra Perkovic completou o pódio com 66m72cm.
— O meu objetivo era ficar entre as cinco, faltou um pouquinho, alguns centímetros. Mas estou feliz, sou a sexta melhor do mundo e isso é incrível. Tive um ano muito bom — disse a atleta de 31 anos.
As chinesas Yang Chen (63m38cm) e Bin Feng (62,48 m) ficaram em quarto e quinto. A melhor marca da brasileira na prova é 64cm66m, obtida em Bragança Paulista em outubro do ano passado.
Natural de Santa Cruz do Sul e radicada há 11 anos em São Caetano do Sul (SP), onde treina no clube Iema, Fernanda disse que o resultado dá confiança para a temporada olímpica, rumo a Tóquio em 2020:
— É importante estar competindo com as grandes atletas. Creio que isso vai me fortalecer muito para o ano olímpico. Vou treinar muito e chegar numa Olimpíada pensando no pódio.