Darlan Romani é esperança de medalha para o Brasil no Mundial de Atletismo, em Doha, no Catar. Nesta quinta-feira (3), o catarinense entrou no Estádio Khalifa como um dos favoritos nas classificatórias do arremesso de peso, e sua exibição não deixou a desejar. Com uma das melhores marcas do dia, o brasileiro avançou à final da prova sem dificuldades.
Logo no primeiro arremesso, com 21m69cm de marca, ele passou à decisão na segunda colocação. O neozelandês Tomas Walsh lançou 21m92cm, também na primeira rodada, e liderou a prova. A decisão ocorre no sábado (5), às 14h05min, com transmissão dos canais SporTV.
Ao todo, 10 arremessadores passaram à final. Na decisão, cada um terá direito a seis arremessos. Com o objetivo de se poupar para sábado, Darlan deixou a classificatória após a confirmação da vaga.
— Estou me poupando hoje (quinta-feira), mas amanhã de manhã (sexta) tem treino pesado. Minha cabeça agora está toda voltada para essa final. O mais difícil já passou — resumiu Darlan, em entrevista ao canal SporTV após a prova.
O recorde mundial do arremesso de peso é do norte-americano Randy Barnes, que arremessou 23m12cm no dia 20 de maio de 1990, em Westwood, Estados Unidos.