Promover grandes recepções aos seus atletas medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, já virou rotina no Grêmio Náutico União (GNU), clube da zona norte de Porto Alegre. Após o ginasta Luis Porto e a nadadora Viviane Jungblut, foi a vez do esgrimista Guilherme Toldo receber o carinho das crianças das equipes de esgrima do clube em seu retorno a Capital na tarde desta quarta-feira (13).
O gaúcho de 26 anos conquistou a medalha de prata na disputa por equipes no florete, e chegou em Porto Alegre exibindo seu feito no pescoço. Foi a quarta medalha do gaúcho em Pan-Americanos. Em Guadalajara 2011, foi bronze no individual e por equipes, e em Toronto 2015 também levou a prata por equipes.
Em Lima, o porto-alegrense também tentou buscar pódio no individual, mas acabou sendo eliminado nas oitavas de final.
— Foi uma prova importante para encerrar a temporada. Foi uma competição difícil porque foi a última dessa temporada, tinha que buscar estar concentrado. Infelizmente, eu não estava preparado assim para prova individual, mas foi legal que na prova por equipes eu consegui concentrar melhor e trazer essa medalha pra casa — analisou Toldo.
Toldo treina grande parte do ano na Itália e, agora, ficará alguns dias em Porto Alegre para descansar e curtir a família. Após, retorna as competições. Ele é o 25° colocado do ranking mundial, melhor brasileiro na lista. Como é o melhor o esgrimista do continente — a lista não tem norte-americanos —, o gaúcho tem grandes chances de se classificar à sua terceira Olimpíada.
— Agora é descansar e o próximo grande compromisso é o Mundial Militar, no inicio de outubro e já focar na corrida olímpica, que entra na reta final — finalizou o gaúcho.