Apontado como um dos favoritos a medalhar nos Jogos Pan-Americanos de Lima, o esgrimista gaúcho Guilherme Toldo foi eliminado nas oitavas de final do florete na tarde desta terça-feira (6).
Dono de três medalhas pan-americanas em sua especialidade, o atleta do Grêmio Náutico União ainda tem no currículo a excelente campanha nos Jogos Rio 2016, quando parou nas quartas de final. Nesta temporada, ele ainda ficou com a prata no Campeonato Pan-Americano, disputado no Canadá, em junho.
Por todos esses fatores e por ser o número 25 do mundo, Toldo trazia toda uma expectativa de, ao menos, estar entre os quatro semifinalistas, o que já lhe daria um lugar no pódio, repetindo o feito dos Jogos de Guadalajara 2011.
Na fase eliminatória, ele obteve vitórias sobre Nicolás Mariano (Argentina), Diego Cervantes (México), Sebastián Tirado (Porto Rico) e Marco Orihuela (Peru), foi derrotado por Daniel Sconzo (Colômbia) e Eli Schenke (Canadá), mas se classificou às oitavas de final,
O adversário das oitavas foi o chileno Gustavo Alarcón, 155 do ranking mundial, que na primeira fase obteve duas vitórias e três derrotas. Mas, apesar da diferença de ranqueamento, Toldo acabou sendo derrotado por 15 a 12 e deu adeus à disputa de medalhas.
— Não consegui me concentrar bem e não estive 100%. Foi um dia ruim. Os árbitros erram, a gente erra. Fiquei bravo por tudo isso. Na esgrima, concentração e psicologia contam muito. Agora, vou treinar mais, diminuir a minha raiva e decepção. Para estar em Tóquio, a minha meta será competir em alto nível e estar no top 20 mundial — declarou o esgrimista de 26 anos, após sua eliminação.