A modalidade que mais angaria medalhas para o Brasil em Jogos Pan-Americanos teve seu início na manhã desta terça-feira (6), em Lima, no Peru. Com seis categorias no primeiro dia de competição, a natação brasileira teve 11 atletas caindo na piscina pelas eliminatórias e oito se classificando às finais, que acontecem a partir das 22h, com transmissão do SporTV2.
Destaques brasileiros no Mundial de Esportes Aquáticos, em Gwangju, na Coreia do Sul, João Gomes Júnior e Felipe Lima voltaram a brilhar em uma competição internacional. Depois de conquistarem a prata e o bronze nos 50m peito na Ásia, a dupla da seleção brasileira fez o primeiro e o segundo melhores tempos das eliminatórias dos 100m peito.
Das seis categorias, apenas o 200m borboleta feminino não terá representantes brasileiras na briga por pódio. Giovanna Diamante e Maria Luiza Pessanha não alcançaram a classificação.
Os gaúchos Viviane Jungblut e Fernando Scheffer avançaram às finais e estão na disputa por medalhas. Os revezamentos 4x100m livre masculino e feminino não possuem eliminatórias no Pan, apenas as disputas por medalhas. O Brasil está garantido nas duas categorias.
Confira às finais do primeiro dia de natação:
400m livre feminino: Aline Rodrigues e Viviane Jungblut
400m livre masculino: Fernando Scheffer e Luiz Altamir
100m peito feminino: Jhennifer Conceição
100m peito masculino: João Gomes Júnior e Felipe Lima
200m borboleta masculino: Luiz Altamir e Leonardo de Deus
4x100m livre feminino: Brasil
4x100m livre masculino: Brasil