O gaúcho Luis Porto, integrante da equipe brasileira de ginástica artística que conquistou a medalha de ouro por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, já está em casa. O atleta desembarcou em Porto Alegre na tarde desta sexta-feira (2) e, em cima de um caminhão de bombeiros, chegou com status de estrela no seu clube, o Grêmio Náutico União.
Aos gritos de "é campeão", o ginasta foi recepcionado por uma pequena multidão formada por crianças, dirigentes, família e amigos. Em suas primeiras palavras, o recado principal foi para as crianças da pré-equipe e da equipe do União.
— Eu queria agradecer a todo mundo que veio me receber. É uma honra muito grande ver todo mundo aqui. Há exatos 12 anos, eu tava no lugar de vocês recebendo o Mosiah (Rodrigues, medalhista de ouro na barra fixa e prata na prova coletiva nos jogos Pan-Americanos 2007). Então, acreditem — disse.
Detentor da primeira medalha de ouro de um atleta do Estado nesta edição do Pan, Luis Porto, natural de Guaporé, era o mais jovem do grupo que subiu no lugar mais alto do pódio. Aos 22 anos, o ginasta dividiu os méritos da conquista com Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Chico Barretto.
— Eu já conhecia eles. Mas foi importante competir ao lado de campeões e finalistas olímpicos. A experiência deles foi importante. Aproveitei bastante esse período. Estávamos muito unidos. Ajudou bastante — admitiu Luis.
O treinador de Luis, Leonardo Finco, também foi o chefe da delegação da equipe masculina da seleção brasileira de ginástica artística, e falou sobre a conquista.
— Ele vinha trabalhando para isso. Tínhamos a previsão de que iríamos lutar por medalha, mas a equipe dos Estados Unidos é muito forte e vinha nos vencendo nas últimas competições. Mas os meninos estavam bastante focados e afim de brigar pelo ouro. O Luis é jovem ainda, pode evoluir muito — avaliou o técnico.