![Félix Zucco Félix Zucco](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/23633055.jpg?w=700)
Antes de receber os jogos da Copa América 2019, a Arena do Grêmio passou por episódios marcantes em sua história. Na série Palco gaúcho da Copa América, GaúchaZH relembra momentos importantes nos quase sete anos de vida do estádio.
A Arena do Grêmio foi palco de grandes conquistas do Tricolor, clássicos Gre-Nais marcantes e outros jogos que entraram para a história do futebol gaúcho e brasileiro. Chegou a vez do estádio receber a Copa América. A partida entre Venezuela e Peru neste sábado (15), às 16h, porém, não será a primeira entre seleções na casa gremista.
Seis meses após sua inauguração, que ocorreu em dezembro de 2012, a Arena do Grêmio foi casa da Seleção Brasileira. No dia 9 de junho de 2013, o Brasil, comandado por Luiz Felipe Scolari, recebeu a França. O amistoso era o último antes da estreia na Copa das Confederações e ocorreu em um momento de desconfiança sobre as chances do Brasil no torneio organizado pela Fifa.
![Fernando Gomes / Agencia RBS Fernando Gomes / Agencia RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/15149334.jpg?w=700)
Felipão havia assumido depois da saída de Mano Menezes e o Brasil vivia incômoda seca. Eram nove jogos (desde novembro de 2009) sem vitória sobre nenhuma das consideradas grandes seleções. Com uma bela atuação e gols de Oscar, Hernanes e Lucas, a Seleção Brasileira goleou os franceses por 3 a 0 e ganhou confiança para a campanha que levou ao título da Copa das Confederações.
— A vitória sobre a França teve um peso significativo. Vieram a Porto Alegre nomes de peso, como Lloris, Valbuena, Matuidi e Benzema e vencê-los por 3 a 0, sem sobressaltos, serviu para acimentar uma base da Seleção, que pelas mãos de Felipão ganhavam um norte depois de um período confuso sob gestão de Mano Menezes — destaca o colunista de GaúchaZH Leonardo Oliveira.
O jogo serviu como tira-gosto para a Copa do Mundo, que Porto Alegre viria a sediar no ano seguinte.
— A Arena ainda cheirava a nova naquele junho de 2013, e Porto Alegre observava ansiosa a evolução da obra do Beira-Rio, que se aproximava do final. Havia um clima de Copa do Mundo na cidade — completa Oliveira.
Eliminatórias
Se Brasil x França abriu o caminho, quatro anos depois a Arena recebeu até então sua única partida oficial entre seleções. No dia 31 de agosto de 2017, a Seleção Brasileira enfrentou o Equador pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia e venceu novamente.
![Andréa Graiz / Agencia RBS Andréa Graiz / Agencia RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/23632810.jpg?w=700)
Então com 100% de aproveitamento sob o comando de Tite nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil bateu os equatorianos por 2 a 0. Os gols foram marcados por Paulinho e Philippe Coutinho na vitória que confirmou a Seleção como primeira colocada das Eliminatórias.
Na reta final da partida, Tite ainda atendeu aos pedidos da torcida, predominantemente do Grêmio, por Luan. O jogador tricolor entrou no lugar de Willian arrancando aplausos de quase todo os 37 mil presentes na Arena.
A Arena tem três partidas definidas para rebeber na Copa América. Depois de Venezuela e Peru neste sábado, Uruguai e Japão vão se enfrentar, na próxima quarta-feira (20), e a Argentina de Messi vai jogar contra o Catar, no dia 23. Porto Alegre ainda vai receber ainda um jogo das quartas de final e outro da semifinal. Se for primeiro em sua chave, o Brasil jogará na Capital pelas quartas, no dia 27 de junho.