Antes de receber os jogos da Copa América 2019, a Arena do Grêmio passou por episódios marcantes em sua história. Na série Palco gaúcho da Copa América, GaúchaZH relembra momentos importantes nos quase sete anos de vida do estádio.
Desde a inauguração da Arena, em dezembro de 2012, uma das grandes expectativas no Rio Grande do Sul era quanto à realização do primeiro Gre-Nal. Grêmio e Inter se enfrentaram pela primeira vez no novo estádio em agosto de 2013, pelo Brasileirão. O clássico terminou empatado em 1 a 1. O argentino Hernán Barcos fez o primeiro gol da história dos Gre-Nais da Arena e Leandro Damião igualou, em uma partida marcada pelo equilíbrio. O que não se manteve no decorrer dos anos. O Grêmio conseguiu impor um domínio sobre o rival e transformou o novo estádio em casa de grandes triunfos sobre o Inter.
A primeira vitória foi colorada
Grêmio e Inter voltaram a empatar por 1 a 1 no segundo clássico da Arena, realizado na primeira fase do Gauchão 2014. Apenas no terceiro confronto houve vencedor. No primeiro jogo da final do Estadual daquele ano, o Inter buscou virada por 2 a 1 e encaminhou o título. A vitória, com dois gols de Rafael Moura, foi a única colorada no novo estádio gremista. A partir daí, se consolidou o domínio tricolor nos clássicos em sua casa.
Grêmio goleia em 12 minutos de show de Alan Ruiz
A primeira vitória do Grêmio em Gre-Nais na Arena ocorreu em 2014, no clássico 403, e foi em grande estilo. O time comandado por Luiz Felipe Scolari se vingou da derrota na final do Gauchão. No dia 9 de novembro, aniversário do treinador, o Tricolor aplicou 4 a 1 no Inter em jogo marcado pelas provocações do argentino Alan Ruiz.
Luan e Ramiro fizeram os dois primeiros gols do Grêmio. Rafael Moura parecia recolocar o Inter no clássico ao descontar no começo do segundo tempo. Mas aí Felipão tomou a decisão de mandar Alan Ruiz a campo.
O argentino, então com 21 anos, entrou e logo cavou falta ao lado da área do Inter. Após a batida de Zé Roberto, apenas dois minutos depois da entrada em campo, ele desviou para as redes e aumentou a vantagem do Grêmio. Mas Alan Ruiz fez mais. Ele anotou o quarto gol e foi comemorar em frente ao banco do Inter, o que gerou reação dos colorados, principalmente de D’Alessandro. Para evitar tumulto maior, Felipão sacou o meia. Foram 12 minutos em que Alan Ruiz colocou seu nome na história do clássico.
A maior goleada em Gre-Nal nos últimos 60 anos
Se o 4 a 1 foi motivo de orgulho para os gremistas, algo maior estava por vir. Em 2015, precisamente no dia 9 de agosto, o Grêmio fez mais. Diante de um Inter desnorteado após a demissão de Diego Aguirre três dias antes do jogo, o Tricolor, de Roger Machado, se impôs desde os primeiros minutos no Gre-Nal válido pela 17ª rodada do Brasileirão.
Douglas teve a chance de abrir o placar logo aos 11, mas mandou um pênalti para fora. O que não fez falta tamanha a superioridade do Grêmio. Giuliano e Luan marcaram ainda no primeiro tempo e o Tricolor foi para o intervalo com uma vantagem de 2 a 0.
Na etapa final, o Gre-Nal virou massacre. Luan, novamente, e Fernandinho, ampliaram. Nos minutos finais do clássico, Fernandinho cruzou e Réver mandou contra o gol de Alisson para decretar o placar final de 5 a 0 na até então maior vitória do Grêmio na Arena. O placar foi o mais elástico em Gre-Nais desde 1948.
A empolgação com a goleada foi tanta que o volante Edinho, campeão mundial pelo Inter, disse após a partida que aquele Gre-Nal havia sido o maior jogo da sua carreira.
— Foi um momento mágico na minha carreira, ainda mais por tudo que passei treinando em separado. Esse Gre-Nal foi um marco para mim. Conquistei muitos títulos, mas eu colocaria esse Gre-Nal como o momento mais importante da minha carreira — disse Edinho à GauchaZH à época.
O Grêmio voltou a vencer um Gre-Nal por goleada em 2018. Pelas quartas de final do Gauchão, os gols Everton, Jael e Arthur encaminharam a classificação gremista para a semifinal do estadual com um 3 a 0. Além disso, o resultado serviu para o Tricolor impor sua terceira goleada em cima do Inter em um período de menos de três anos.
Título nos pênaltis
Se tinha goleadas, faltava ao Grêmio ainda conquistar um título na Arena em Gre-Nal. Ele veio neste ano, poucos meses antes da Copa América. Dono da melhor campanha do Gauchão, o Tricolor teve o direito de decidir na sua casa a final contra o Inter.
Diferentemente de outros momentos em que houve goleada na Arena, dessa vez o Gre-Nal foi parelho. O jogo, de raras chances com bola rolando, teve uma penalidade máxima perdida por André nos 90 minutos e o placar se manteve em 0 a 0.
A decisão foi para os pênaltis, nos quais a estrela de Paulo Victor brilhou. O goleiro defendeu as cobranças de Camilo, Cuesta e Nico López. Tardelli, Matheus Henrique e André, se recuperando da perda nos 90 minutos, converteram e garantiram o bicampeonato estadual ao Grêmio.
Números dos Gre-Nais na Arena (13 jogos)
- Vitórias do Grêmio: 4 (três por goleada)
- Empates: 8
- Vitórias do Inter: 1
- Gols do Grêmio: 18
- Gols do Inter: 7
Clássico a clássico
- 04/08/13 - Campeonato Brasileiro – Grêmio 1 x 1 Inter - Gols: Barcos; Leandro Damião
- 09/02/2014 - Campeonato Gaúcho – Grêmio 1 x 1 Inter - Gols: Barcos; Fabrício
- 30/03/2014 - Campeonato Gaúcho – Grêmio 1 x 2 Inter - Gols: Barcos; Rafael Moura (2)
- 09/11/2014 - Campeonato Brasileiro - Grêmio 4 x 1 Inter - Gols: Alán Ruiz (2), Luan e Ramiro; Rafael Moura
- 26/04/2015 - Campeonato Gaúcho - 0 x 0
- 09/08/2015 - Campeonato Brasileiro - Grêmio 5 x 0 Inter -Gols: Giuliano, Luan (2), Fernandinho e Réver (contra)
- 06/03/2016 - Campeonato Gaúcho e Primeira Liga – Grêmio 0 x 0 Inter
- 23/10/2016 - Campeonato Gaúcho – Grêmio 0 x 0 Inter
- 04/03/2017 - Campeonato Gaúcho – Grêmio 2 x 2 Inter - Gols: Miller Bolaños e Fernandinho; Roberson e Brenner
- 18/03/2018 - Campeonato Gaúcho - Grêmio 3 x 0 Inter - Gols: Éverton, Jael e Arthur
- 12/05/2-2018: Campeonato Brasileiro – Grêmio 0 x 0 Inter
- 17/03/2019 - Campeonato Gaúcho - Grêmio 1 x 0 Inter - Gol: Leonardo Gomes
- 17/04/2019 - Campeonato Gaúcho - Grêmio 0 x 0 Inter