De olho nos Jogos Pan-Americanos, a partir de 26 de agosto, e no Mundial de atletismo, que será organizado em Doha, no Catar, de 27 de setembro a 6 de outubro, o triplista Almir dos Santos Júnior, 25 anos, volta às competições neste domingo.
A partir das 9h30min (horário de Brasília), o atleta da Sogipa participará do meeting de La Chaux-de-Fonds, na Suíça, o primeiro de uma série de cinco eventos que disputará antes do Pan de Lima, no Peru.
Sem competir desde fevereiro, Almir intensificou os treinamentos no clube de Porto Alegre em maio e na primeira quinzena de junho, antes de seguir viagem para a Europa. Desde o dia 23 de junho, a convite do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o sogipano está treinando no Centro de Treinamento da Alto Rendimento de Jamor, em Lisboa, Portugal, acompanhado do treinador José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, e do fisioterapeuta Matheus Kowalski. A partir de terça-feira, a equipe se muda para Madri, na Espanha, que servirá de base para treinos e competições por três semanas.
Embora não seja o principal objetivo de sua temporada europeia, o brasileiro já mira a obtenção do índice olímpico para os Jogos de Tóquio 2020. Para o salto triplo, a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) fixou a marca em 17m14cm (Almir já saltou 17m53cm).
O CALENDÁRIO DE ALMIR ATÉ O PAN
30/6 – La Chaux-de-Fonds, Suíça
9/7 – Székesfehérvár, Hungria
12/7 – Mônaco (Liga Diamante)
16/7 – Sotteville, França
20/7 – Londres (Liga Diamante)
8 a 10/8 – Disputa do salto triplo nos Jogos de Lima