O auxiliar Marcelo Rospide confirmou em entrevista na Rádio Gaúcha nesta madrugada de sábado que foi demitido do Ceará a pedido do técnico Lisca após jogo pelo campeonato Cearense, enquanto o treinador estava no Rio de Janeiro fazendo o Curso da CBF.
— O que eu posso te dizer é que fui comunicado ontem (quinta-feira, 21) pela manhã, pelo Marcelo Segurado (gerente de futebol do Ceará), que o treinador havia pedido o meu desligamento. Como ele me trouxe, ele achava que não devia mais contar com o meu trabalho. Tudo o que fizemos durante os dois jogos foi cumprindo as determinações dele (de Lisca). Ele participou ativamente dos dois jogos. Após o jogo diante do Guarany Sobral, ele não me dirigiu a palavra, não falou comigo — afirmou Rospide.
Em matéria do site UOL, o jornalista Pedro Ivo Almeida relata a dualidade entre o imenso carinho e carisma de Lisca com a torcida do Ceará - um casamento que deu certo - e os constantes problemas de relacionamento com seus colegas de trabalho e alguns jogadores. Relata inclusive briga com o meia Ricardinho e com outros membros da comissão.
Apelidado de "Lisca Doido" há alguns anos, Luiz Carlos Cirne Lima é um treinador que buscou se atualizar, estudar e tentar entender melhor as demandas da sua profissão. E sem dúvidas essa conexão que ele faz com o torcedor é algo único. Mas todo esse caso nos faz pensar: quem cuida das pressões, carências e angústias que sofrem os profissionais mais solitários do futebol?
BIELSA E OS LOUCOS POR CONTROLE
Marcelo Bielsa, outro que leva a alcunha de "louco" no nome, sempre se assumiu como um maníaco obsessivo pelo controle dos detalhes. E nada pior que ser obsessivo por controlar as coisas em um jogo aleatório, caótico e com uma imensa dose de improbabilidade como é o futebol.
Ficou famosa uma entrevista de Fabrice Olszewski ao canal francês Infosport, onde o ex tradutor de Bielsa no Marseille contou causos do treinador, da sua obsessão, dos maus-tratos com alguns jogadores e diretores e como era difícil a convivência com alguém tão controlador.
Não é fácil a vida de treinador. Precisa não só conhecer do esporte, de tática, preparação física mas também entender da coisa mais complicada de todas: o ser humano. Lidar com vaidades, carências, sonhos, ideais, frustrações e administrar isso a favor de uma ideia de futebol não é tarefa para qualquer um.
O jovem alemão Julian Nagelsmann, treinador do Hoffenhein, disse em entrevista ao site The Ringer que os "treinadores precisam dominar 30% de competências táticas e 70% de competências sociais". E ele não está errado!
- Se você é o melhor treinador do ponto de vista técnico, mas não tão bom com personalidades, então você não terá o sucesso necessário. Você será bem-sucedido, mas não estará no topo do jogo. Se você é ótimo com personalidades, mas não tem nada para oferecer tecnicamente, então também será difícil. Mas se você tem um nível básico de compreensão técnica e suas competências sociais são muito boas, então você será muito bem sucedido. Uma boa compreensão técnica e apenas o suficiente sobre personalidades também funciona durante um certo período de tempo, mas quanto mais tempo você trabalha com um time, mais importante se torna o relacionamento com seus jogadores - afirmou Nagelsmann.
LISCA: UM PASSO A FRENTE, DOIS ATRÁS
Todas essas confusões que envolveram Lisca, Bielsa e outros treinadores, só mostram que os "freaks" por controle tendem a ter dificuldades nas relações humanas. Isso porque eles querem que absolutamente tudo seja realizado da forma que eles imaginaram ou projetaram. E isso é praticamente impossível de acontecer no futebol.
Não vou entrar no mérito da ética do processo no Ceará, não tenho todas as informações para julgar isso. Mas o que pode ser notado é que se Lisca deu um passo dentro do coração da torcida do Vozão e até ganhou estátua no clube, deu dois passos atrás no futuro da sua carreira projetando um salto a um clube maior.
E a questão seguirá sem resposta: em um universo de muita pressão por resultados e pouco tempo para trabalhar ideias e desempenho, quem cuida dos treinadores?