Rui Costa não é mais diretor de futebol do Athletico-PR. A demissão foi anunciada na manhã desta quinta-feira (31) por meio de nota publicada no site oficial do clube, horas depois da derrota por 2 a 1 no clássico contra o Coritiba, em casa, pelo Campeonato Paranaense. A diretoria, porém, não explicou os motivos da decisão. O dirigente trabalhava na Arena da Baixada desde agosto do ano passado e ajudou a montar o elenco campeão da Copa Sul-Americana.
O Athletico ainda não anunciou quem ocupará o cargo. A tendência é que o zagueiro Paulo André, que já vinha auxiliando em algumas tarefas fora de campo, seja oficializado na função.
Ex-advogado do Grêmio, Rui Costa teve sua primeira experiência como executivo de futebol na gestão de Fábio Koff, em 2013. Permaneceu no Tricolor por três anos. Em 2017, assumiu o vestiário da Chapecoense, onde ficou por mais de um ano.
Rui Costa divulgou uma nota de agradecimento ao clube paranaense após a confirmação da saída:
"NOTA DE AGRADECIMENTO
Neste dia 31 de janeiro, em que encerro minha passagem pelo Clube Athletico Paranaense, venho a público manifestar meu profundo agradecimento a essa instituição que tão bem me acolheu. Foi um período de muitas alegrias, aprendizado e conquistas inesquecíveis, como a Copa Sul-Americana.
Saio do clube com certeza de que o projeto do qual fiz parte trará ainda muitas alegrias e vitórias ao rubro-negro. Creio fortemente que o time principal fará uma temporada que encherá o athleticano de orgulho, sentimento semelhante ao que vivemos no fim de 2018, com o primeiro título internacional da história do clube. Mesmo longe do dia-a-dia, seguirei com uma parte do meu pensamento na Baixada. Acredito muito nessa garotada que hoje representa a agremiação no Campeonato Paranaense. Independentemente de resultados imediatos, teremos muitos frutos saindo dessa nova geração. E saio convicto de que o CAP fará uma grande Taça Libertadores e continuará entre os melhores do Brasileirão.
Muito obrigado aos presidentes Mario Celso Petraglia e Luiz Salim Amed, a toda comissão técnica, jogadores e demais profissionais. Faço uma reverência especial ao torcedor que continua demonstrando um carinho muito grande comigo e que mostrou ao Brasil em 2018 que vibrar por essa camisa é algo diferente, é ter sangue forte. Deixo meus agradecimentos a todos e meu desejo de muito sucesso em 2019.
Rui Costa".