Após condições instáveis do clima nos últimos cinco dias na ilha de Oahu, no Havaí, a última etapa do Circuito Mundial de Surfe finalmente teve início. Nesta quinta-feira (13), os candidatos ao título da temporada entraram no mar de Pipeline na primeira fase: Gabriel Medina avançou ao terceiro round, assim como o australiano Julian Wilson. No entanto, Filipe Toledo não foi bem, perdeu e agora encara a repescagem (segundo round) da competição.
Entre os postulantes ao título mundial, Toledo foi o primeiro a entrar na água. Pela bateria 4, não conseguiu fazer seu melhor desempenho. Ao seu lado na disputa, estavam o australiano Matt Wilkinson e o brasileiro Caio Ibelli. Com menos de seis minutos, Wilkinson estava na liderança, onde se manteve. Ao final da bateria, Matt Wilkinson somou 6.03 pontos contra 5.04 de Filipinho e 4.93 de Ibelli. O australiano se classificou.
Na bateria seguinte, a 5, foi a vez de Julian Wilson. O australiano esteve em situação complicada. O brasileiro Tomas Hermes e o havaiano Seth Moniz deram trabalho para o surfista que briga pelo título. Mas, faltando dois minutos para o término, Wilson virou o placar. Se classificou com 8.03 pontos, contra 6.40 do brasileiro e 4.57 do havaiano.
Na bateria 6, Medina duelou contra o havaiano Benji Brand e australiano Connor O'Leary. O natural de Ubatuba avançou com 13,16 pontos, contra 9.97 e 9.67 de seus adversário — respectivamente.
— Sei que aqui um resultado só vai importar a partir da semifinal, mas para mim cada bateria é uma final e essa foi muito importante — disse Gabriel Medina após confirmar sua vitória.
Outros brasileiros em Pipeline
Além de Gabriel Medina e Filipe Toledo, outros brasileiros também estiveram na disputa nesta quinta. Italo Ferreira, Yago Dora e Michael Rodrigues passaram para o terceiro round. Miguel Pupo, Tomas Hermes, Caio Ibelli, Ian Gouveia, Willian Cardoso e Jesse Mendes se juntaram a Filipinho na repescagem.
Os confrontos do segundo round (repescagem):
Bateria 1: Filipe Toledo (BRA) x Benji Brand (HAV)
Bateria 2: Owen Wright (AUS) x Seth Moniz (HAV)
Bateria 3: Wade Carmichael (AUS) x Caio Ibelli (BRA)
Bateria 4: Keanu Asing (HAV) x Kanoa Igarashi (JAP)
Bateria 5: Miguel Pupo (BRA) x Kolohe Andino (EUA)
Bateria 6: Kelly Slater (EUA) x Willian Cardoso (BRA)
Bateria 7: Ryan Callinan (AUS) x Adrian Buchan (AUS)
Bateria 8: Jeremy Flores (FRA) x Ian Gouveia (BRA)
Bateria 9: Ezekiel Lau (HAV) x Jesse Mendes (BRA)
Bateria 10: Sebastian Zietz (HAV) x Patrick Gudauskas (EUA)
Bateria 11: Frederico Morais (POR) x Connor O'Leary (AUS)
Bateria 12: Joan Duru (FRA) x Tomas Hermes (BRA)