O argentino Santiago Solari, até então técnico interino do Real Madrid, foi confirmado no cargo, segundo informações da federação espanhola (RFEF), após um excelente início no comando da equipe merengue, com quatro vitórias no mesmo número de jogos.
No momento em que seu mandato interino, limitado a duas semanas segundo as regras espanholas, chegava ao término nesta segunda-feira, o argentino de 42 anos foi oficialmente confirmado no cargo no Real Madrid, que homologou seu contrato na federação.
Nomeado em final de outubro após a humilhante derrota do Real Madrid por 5 a 1 no clássico espanhol contra o Barcelona, o ex-técnico do time B do Real substituiu "provisoriamente" a Julen Lopetegui, demitido devido aos fracos resultados.
Não há grandes nomes disponíveis no mercado em plena metade de temporada e, após duas semanas como interino, Solari convenceu jogadores, torcedores e dirigentes com seu trabalho e, principalmente, seus resultados.
Melhor início da história
A vitória diante do Celta de Vigo no domingo (4 a 2), primeiro confronto mais complicado de um calendário até então bem favorável para Solari, confirmou seu impacto na dinâmica merengue: após cinco derrotas em sete jogos sob o comando de Lopetegui, o Real venceu seus quatro primeiros jogos com o argentino como técnico.
Sob as ordens de Solari, o Real anotou 15 gols e sofreu apenas dois, o melhor início da história de um técnico do Real após quatro jogos.
Com o tropeço do líder Barcelona no domingo diante do Betis (4-3), o Real Madrid se aproximou a quatro pontos do topo da tabela do Campeonato Espanhol. Na Liga dos Campeões, os merengues estão próximos da classificação às oitavas de final.
Com a comunicação com os jogadores como seu ponto forte, Solari, ex-jogador do clube (2000-2005), vem seguindo os passos do ex-companheiro Zinedine Zidane, que também havia feito a transição de técnico da equipe B para o da equipe principal do Real Madrid, conquistando três Ligas dos Campeões seguidas até entregar o cargo ao fim da última temporada.
O primeiro desafio de Solari será defender o título de campeão do mundo de clubes, que o Real disputará em dezembro nos Emirados Árabes Unidos (12-22 de dezembro).