Jardel é ídolo no Grêmio e em Portugal. O "Super Mário" atuou por Porto, Sporting e Beira-Mar e empilhou gols em território lusitano. Afinal, foi lá que ele conquistou em duas oportunidades (1999 e 2002) a Chuteira de Ouro, prêmio concedido ao maior artilheiro da Europa na temporada. De passagem pelo Velho Continente, o ex-atacante visitou o Braga e destacou as dependências do clube.
— Acho que em um curto espaço de tempo o SC Braga vai proporcionar isso (um grande talento jovem) ao futebol português. Espero que seja um atleta português para que o futebol nacional se valorize mais ainda como aconteceu com jogadores como o Figo, Cristiano Ronaldo, Quaresma, João Pinto ou Sérgio Conceição, jogadores de seleção, de topo. Com este trabalho, tenho a certeza que o SC Braga vai pôr um atleta desse tipo no futebol mundial — disse ao site oficial do clube.
Em bate-papo com profissionais do clube português, o deputado cassado deu conselhos aos mais jovens. De acordo com ele, os atacantes, principalmente, precisam fazer gols. No mais, dedicação e orientação dos pais.
— Que se dediquem, que tenham ambição, que obedeçam aos pais e que procurem errar o menos possível. Trabalhem muito que Deus ajuda — finalizou.