O segundo dia de competição na etapa de Peniche, em Portugal, foi de mar baixo e pequenas ondulações. Condições suficientes para colocar na água as seis baterias restantes que completaram o round 2 (repescagem). Porém, definitivamente, o dia não foi bom para os brasileiros. Os dois que ainda estavam na fase foram eliminados. Entre eles, Adriano de Souza torceu o joelho quando entrava no mar.
Ele ainda tentou competir, mas saiu da água carregado logo após a primeira onda que pegou. Com a contusão de Mineirinho, o francês Joan Duru avançou e será o adversário de um dos concorrentes ao título mundial, Filipe Toledo. Já o catarinense Yago Dora perdeu para o português Frederico Morais. Sendo assim, oito brasileiros estão confirmados no round 3.
A primeira chamada da quinta-feira (17) será às 3h45min (horário de Brasília). Medina é o único que pode sair de águas portuguesas com o troféu em mãos. Entretanto, se Toledo vencer mais uma bateria, já adia a decisão do título para Pipeline — última etapa da temporada.