A carioca Maya Gabeira entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes. A brasileira foi reconhecida pela Liga Mundial de Surfe (WSL), nesta segunda-feira (1º), por ter sido a mulher que surfou a maior onda já registrada na história. A brasileira pegou uma onda de 20m72cm, na Praia do Norte, em Nazaré-POR, no dia 18 de janeiro de 2018.
Maya comemorou a conquista e relembrou o acidente de 2013, na mesma praia, após precisar ser resgatada inconsciente durante a tentativa de surfar uma onda gigante.
— Tem sido uma viagem e tanto, mas posso dizer honestamente que em 2013 quando cheguei à Nazaré a minha vida mudou como nunca antes. Claro, houve um acidente, ferimentos e assim por diante, mas também me mudei para Nazaré estar mais perto da onda, dediquei a maior parte do meu tempo ao local e tive anos para me concentrar na melhoria. me ensinou muito e aos poucos voltei a meus pés, voltando a surfar a 100% e em um ponto que eu honestamente considero a maior e mais desafiadora onda que eu já surfei — afirmou.
A conquista foi anunciada em uma cerimônia na mesma cidade da quebra do recorde. Um membro oficial do Guiness Book entregou o certificado à brasileira declarando ela como a atual detentora do recorde da maior onda surfada por uma mulher.