A etapa de Portugal do Circuito Mundial de Surfe teve início, na manhã desta terça-feira (16), com boas notícias para o Brasil. Além dos postulantes ao título da temporada Gabriel Medina e Filipe Toledo, outros três brasileiros avançaram ao round 3 da competição em Peniche: Italo Ferreira, Michael Rodrigues e Willian Cardoso. O australiano Julian Wilson, de olho no caneco 2018, também passou de fase sem problemas.
Porém, três surfistas brazucas já foram eliminados da competição: os irmãos Samuel e Miguel Pupo, e Wiggolly Dantas. O evento foi paralisado após a sexta bateria do round 2 (repescagem) devido as condições do mar. Dois brasileiros ainda podem avançar no torneio: Adriano de Souza (bateria 7) e Yago Dora (bateria 12).
Medina é o único que pode sair de águas portuguesas com o troféu em mãos. Entretanto, se Toledo vencer mais uma bateria, já adia a decisão do título para Pipeline — última etapa da temporada. Nesta quarta-feira (17), a primeira chamada em Peniche acontece às 3h45min (no horário de Brasília).