A briga pelo título do Circuito Mundial de Surfe desembarca na praia de Supertubos, em Peniche-POR, a partir desta terça-feira (16). Com a vitória de Julian Wilson na etapa de Hossegor-FRA, há quatro dias, a disputa ficou ainda mais acirrada. Agora, o australiano, Filipe Toledo e Gabriel Medina seguem vivos na busca pelo caneco da temporada. Porém, apenas o campeão de 2014 poderá sair das águas portuguesas com o troféu em mãos.
Na França, o cenário final da temporada teve uma reviravolta e se desenhou. Enquanto o terceiro lugar deu a liderança à Medina, a vitória de Julian Wilson trouxe o surfista de volta para a briga do Mundial. Já para Toledo, a derrota precoce, ainda na terceira rodada, lhe custou a lycra amarela — ficando com a vice-liderança.
Líder, Gabriel chega na décima e penúltima etapa do ano como o defensor do título. Se vencer o evento, Filipinho precisa terminar no mínimo em nono e Julian no mínimo em terceiro, para a decisão ser levada ao Havaí, em Pipeline. Mas caso Medina termine em segundo ou mais, a disputa segue automaticamente para Pipe Masters.
Toledo está apenas 320 pontos atrás de Medina, com 51.450 contra 51.770 pontos. Julian Wilson é o terceiro com 47.125 pontos. O trio abriu larga diferença na ponta, deixando para trás Italo Ferreira, quarto colocado com 33.490 pontos.
Furacão Leslie
A disputa em Peniche promete ser ainda mais tensa. Com um swell pesado atingindo o pico em Peniche, devido ao furacão Leslie, que passou pela região no último final de semana — tendo destruído parte da estrutura do evento.
A etapa de Portugal começa nesta terça-feira (16) e tem janela para acontecer até o dia 27 de outubro. A primeira chamada do evento ocorrerá durante a madrugada, por volta das 4h.