O Brasil conquistou uma grande vitória em sua estreia na terceira fase do Campeonato Mundial de vôlei masculino. Em Turim, na Itália, a Seleção Brasileira derrotou a Rússia, nesta quinta-feira (26), de virada, por 3 sets 2, parciais de 20/25, 21/25, 25/22, 25/23 e /, em h de partida válida pelo grupo I, que ainda tem os Estados Unidos.
Depois de um começo instável, onde a tática russa de forçar o saque deu resultado. O Brasil chegou a liderar as duas parciais até a primeira parada técnica, de cada uma, mas depois acabou sucumbindo ao poderoso serviço dos atuais campeões da Liga das Nações, que assumiram o controle a partir do 18º ponto em ambos os sets, vencidos pela Rússia por 25/21 e 25/22, com destaque para o ponteiro Dmitry Volkov.
Mas a virada brasileira começou a partir das substituições feitas pelo técnico Renan Dal Zotto no começo do terceiro set, quando o levantador William e o central Isac entraram nos lugares de Bruninho e Maurício Souza. Com uma variação maior no ataque, colocando os ponteiros Douglas Souza e Lipe em ação, o Brasil conseguiu vencer os dois sets seguintes em 25/22 e 25/23 e forçar um emocionante tie-break.
No set desempate, os russos abriram 4/2 de vantagem, mas a equipe brasileira conseguiu virar para 6/4 e sempre se manteve à frente até o ponto final marcado por Douglas Souza. Com 21 acertos, o oposto Wallace foi o principal pontuador brasileiro, seguido por Lipe, que fez 16. No jogo, o russo Volkov terminou com 23 pontos anotados.
O Brasil voltará à quadra na próxima sexta-feira (28), às 12h, diante dos Estados Unidos, única equipe invicta do campeonato e que amanhã enfrentará a Rússia. Uma vitória dos norte-americanos contra os russos irá garantir classificação automática para os brasileiros, que buscam o tetracampeonato mundial.