Com apenas sete integrantes, a equipe brasileira está fora de ação no primeiro dia de disputas do Mundial Indoor de atletismo de Birmingham (Grã-Bretanha), que começa nesta quinta-feira (1º) vai até domingo (4).
Nesta quinta-feira, estão previstas apenas três provas, todas finais, a partir das 15h45min: salto em altura masculino, salto em altura feminino e 3.000m feminino.
Se o atleta da Sogipa Almir dos Santos Júnior é o destaque do momento da delegação, o grande nome do Brasil na Inglaterra é Thiago Braz da Silva.
Atual campeão olímpico do salto com vara, o paulista de 24 anos volta às grandes competições depois de resultados frustrantes na última temporada. Afetado por uma lesão, Braz não disputou o Mundial de Atletismo de Londres, em agosto de 2017.
O brasileiro passou um período de treinamento em Doha (Catar) em dezembro e se prepara para o Mundial Indoor na cidade italiana de Padua. A final da prova será no domingo, ao meio-dia.
Os Mundiais em pista coberta são disputados desde 1985. Desde então, os brasileiros conquistaram 15 medalhas: quatro ouros, cinco pratas e seis bronzes. Mauro Vinicius Hilário Lourenço da Silva, o Duda, é o maior nome do Brasil no evento. Ele foi bicampeão no salto em distância, em Istambul 2012, na Turquia, e em Sopot 2014, na Polônia.
A DELEGAÇÃO BRASILEIRA
Almir dos Santos Júnior (salto triplo)
Darlan Romani (arremesso do peso)
Gabriel Constantino (60m com barreiras)
Núbia Aparecida Soares (salto triplo)
Rosangela Santos (60m)
Thiago Braz da Silva (salto com vara)
Vitoria Cristina Rosa (60m)
O QUÊ
Mundial Indoor de atletismo de Birmingham
De 1º a 4 de março, com transmissão do SporTV2