A Sogipa recebeu nesta sexta-feira (12) a visita do superintendente técnico do Comitê Brasileiro de Clubes, Lars Grael, que veio conhecer a infra-estrutura e o projeto olímpico do clube de Porto Alegre.
Ao lado do presidente Carlos Wüppel e de outros dirigentes da Sogipa, o medalhista olímpico visitou os locais de treinos das equipes de competição e acompanhou um resumo da trajetória histórica e olímpica da Sogipa.
Acompanhado do vice-presidente de formação de atletas da CBC, Fernando Cruz, Lars foi recepcionado por judocas como Mayra Aguiar e Felipe Kitadai (que somam três bronzes em Jogos) e pelos técnicos de judô Antônio Carlos Pereira, o Kiko), e de atletismo, José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca.
As judocas Érika Miranda e Maria Portela também acompanharam a visita, assim como Pedro Burmann (do atletismo) e de João Derly, bicampeão mundial no judô e hoje deputado federal.
O paulista Lars Schmidt Grael leva em seu sobrenome a tradição da vela brasileira. Ele é irmão de Torben, tio de Martine e sobrinho de Erick e Axel, todos velejadores de destaque no cenário mundial.
Lars participou de quatro edições dos Jogos Olímpicos e conquistou duas medalhas de bronze, em Seul 1988 e Atlanta 1996. É também bicampeão mundial da modalidade.
Em 1998, sofreu um acidente que o obrigou a amputar a perna direita. Mesmo após o episódio, Lars Grael seguiu competindo e acumulou conquistas.
Hoje com 53 anos, passou a conciliar a carreira de velejador com o cargo de superintendente técnico do Comitê Brasileiro de Clubes.