O atacante Roberto Firmino será investigado pela Associação de Futebol da Inglaterra (FA) por conta de suposta ofensa racial contra o zagueiro Holgate, do Everton, durante vitória do Liverpool sobre o rival por 2 a 1, na última sexta-feira (5), pela Copa da Inglaterra. O árbitro Bobby Madley relatou na súmula a discussão entre os jogadores.
O lance ocorreu no fim do primeiro tempo, quando Holgate empurrou o brasileiro contra a torcida. Firmino caiu na torcida, revoltou-se e correu em direção ao zagueiro. O atacante falou em português.
– Você tá maluco, seu filho da p...!!
Durante repetição do lance, contudo, uma parte da fala de Firmino está bloqueada no vídeo, na hora em que o jogador do Everton fica irritado e acusa o brasileiro de racismo.
– Ele (Firmino) acabou de me chamar de negro do c... – disse Holgate, ao árbitro.
A confusão fez o jogo ficar parado por cinco minutos. Bobby Madley passou o ocorrido para o quarto árbitro e falou com Holgate após o apito final. O juiz não aplicou cartão amarelo a nenhum dos jogadores. Um porta-voz do Liverpool afirmou que o clube contribuirá com a investigação.
Já o técnico Jürgen Klopp comentou na entrevista coletiva após o jogo que soube do ocorrido, mas sem muitos detalhes.
– Ouvi algo sobre isso, mas não posso fazer mais comentários. O quarto árbitro disse alguma coisa para mim. Eu não ouvi as palavras, então achei que eles iriam investigar a falta do Holgate. É como eu entendi, a princípio. Então, depois do jogo, o quarto árbitro me informou, mas não foi o que eu tinha entendido – declarou Klopp.
O Liverpool venceu o Everton por 2 a 1, em Anfield Road, e se garantiu na quarta fase da Copa da Inglaterra. Zagueiro mais caro da história do futebol, Van Dijk marcou o gol da vitória, já nos minutos finais.