O Flamengo começa nesta quarta-feira (6) a busca para repetir o feito do Grêmio: terminar o ano com um título continental diante de um clube argentino. Às 21h45min, o time comandado por Reinaldo Rueda encara o Independiente em Avellaneda no jogo de ida da final da Copa Sul-Americana.
O time carioca aposta em Felipe Vizeu, artilheiro do torneio com cinco gols e destaque na classificação à decisão. O jogo de volta será no dia 13, no Maracanã. Quem for campeão garante vagas na Libertadores de 2018 — o Flamengo já se garantiu pelo Brasileirão —, na Recopa Sul-Americana diante do Grêmio, na Supercopa Euroamericana contra o Manchester United (campeão da Liga Europa) e na Copa Suruga Bank para enfrentar o Cerezo Osaka (campeão da Copa da Liga Japonesa).
O clube brasileiro curou as feridas da eliminação precoce na Libertadores com a vaga na Sul-Americana. Entrou na segunda fase e patrolou o Palestino — 5 a 2 no Chile e 5 a 0 no Rio de Janeiro.
Nas oitavas, uma nova classificação tranquila — desta vez em um confronto nacional. Empatou com a Chapecoense em 0 a 0 na Arena Condá, mas goleou a atual campeã do torneio em 4 a 0 na Ilha do Urubu.
A classificação mais complicada foi nas quartas, no clássico contra o Fluminense. Depois de vencer a primeira partida por 1 a 0, perdia por 3 a 1 na volta, mas buscou o empate e ficou com a vaga.
Nas semifinais, venceu as duas contra o Junior Barranquilla — 2 a 1 no Maracanã e 2 a 0 na Colômbia — para garantir um lugar na decisão.
O Independiente estreou na competição diante do Alianza Lima, do Peru. Empatou sem gols em casa, mas venceu no Peru por 1 a 0. Na segunda fase, o time argentino passou com tranquilidade pelo Deportes Iquique — que havia ficado no grupo do Grêmio na Libertadores. Venceu por 4 a 2 em casa e por 2 a 1 no Chile.
A classificação foi mais complicada nas oitavas de final por conta de uma derrota para o Atlético Tucumán na ida. Mas em casa, na volta, venceu por 2 a 0.
Nas quartas, o Independiente atropelou o Nacional-PAR — fez 4 a 1 no Paraguai e 2 a 0 em Avellaneda.
A vaga na decisão também foi sofrida. O time perdeu por 1 a 0 para o Libertad em Assunção, mas conseguiu fazer 3 a 1 na Argentina.