O Flamengo garantiu vaga na final da Copa Sul-Americana ao vencer o Júnior Barranquilla fora de casa, por 2 a 0, na noite desta quinta-feira. Ao decidir a competição contra o Independiente, da Argentina, os cariocas serão o sétimo clube brasileiro na decisão do torneio.
O campeão da Copa Sul-Americana tem uma série de compromissos para a próxima temporada: o time garante vaga na fase de grupos da Libertadores, na Recopa Sul-Americana diante do Grêmio, na Supercopa Euroamericana contra o Manchester United (campeão da Liga Europa) e na Copa Suruga Bank contra o Cerezo Osaka (campeão da Copa da Liga japonesa).
2008 Inter x Estudiantes
O primeiro brasileiro a chegar à final da Sul-Americana foi o Inter de Tite, em 2008. O time venceu o Estudiantes na Argentina por 1 a 0. Perdeu pelo mesmo placar no tempo regulamentar no Beira-Rio, mas empatou na prorrogação com um gol de Nilmar e ficou com o título.
2009 Fluminense x LDU
O tricolor carioca tentava se vingar dos equatorianos após a derrota traumática na final da Libertadores de 2008. No entanto, perdeu por 5 a 1 no jogo de ida, em Quito. Até venceu por 3 a 0 em casa, mas não conseguiu reverter a larga desvantagem.
2010 Goiás x Independiente
O mesmo Independiente que será adversário do Flamengo enfrentou o Goiás na decisão de 2010. O clube goiano conseguiu chegar à decisão, mesmo tendo sido rebaixado no Brasileirão daquele ano. Mas os argentinos levaram a melhor. O Goiás até venceu a primeira por 2 a 0, mas o Independiente ganhou por 3 a 1 na partida de volta e venceu nos pênaltis por 5 a 3.
2012 São Paulo x Tigre
O segundo brasileiro a ser campeão da Sul-Americana foi o São Paulo, em 2012. O tricolor paulista segurou um empate sem gols na Bombonera, que serviu de palco para o jogo de ida, e venceu por 2 a 0 no Morumbi para conquistar o título.
2013 Ponte Preta x Lanús
O Lanús, que foi vice-campeão da Libertadores de 2017, já mostrava em 2013 que estava em crescimento. Foi à final da Sul-Americana contra a Ponte — que repetiu a marca do Goiás em 2010, ao chegar à decisão mesmo estando rebaixada no Brasileirão. Os times empataram o jogo de ida por 1 a 1, mas o Lanús venceu em La Fortaleza por 2 a 0 e ficou com o troféu.
2016 Chapecoense x Atlético Nacional
A Chape foi a campeã da Sul-Americana do ano passado, mas sem jogar a final por conta da tragédia com a delegação, que viajava para a Colômbia. O time catarinense chegou à decisão, mas o acidente ocorreu na ida para enfrentar o Atlético Nacional. Depois, a Conmebol coroou o clube com a conquista.