Deshaun Watson foi o nome do domingo na semana 4 da NFL. O quarterback do Houston Texans conduziu uma vitória folgada do seu time e anotou cinco touchdowns totais. O dia também teve várias surpresas — que incluíram derrotas em casa dos dois finalistas da temporada passada, New England Patriots e Atlanta Falcons.
Deshaun Watson com tudo
O quarterback novato do Houston Texans pode ter algumas falhas técnicas — o que é natural para um jogador em sua primeira temporada na NFL. Mas Deshaun Watson é a peça que faltava para o Texans ser um time de ponta: um bom — nem precisa ser ótimo — quarterback. E fez um ótimo jogo contra o rival Tennessee Titans. A vitória elástica por 57 a 14 marcou a maior pontuação da história da franquia e contou com cinco touchdowns totais de Watson. Houston, nós temos uma solução.
Defesa do Saints funciona em Londres
A defesa geralmente é o tendão de Aquiles do New Orleans Saints. Em Londres, foi o ponto forte. O ataque até mostrou sua versatilidade característica, mas foi a defesa que garantiu uma vitória folgada por 20 a 0 sobre o Miami Dolphins de Jay Cutler. Se conseguir manter o nível na volta aos Estados Unidos, o Saints é um competidor.
Running backs novatos machucados
Dois corredores jovens se machucaram seriamente no domingo. Dalvin Cook, do Minnesota Vikings, rompeu quase totalmente o ligamento cruzado anterior e pode perder toda a temporada — mais um duro golpe sobre o time, que tem sofrido com lesões graves em peças importantes nos últimos tempos. O outro é Chris Carson, do Seattle Swahawks, que sofreu uma lesão significativa no tornozelo. O time ainda tem outro novato que entrou na vitória contra o Colts e se destacou: J.D. McKissic. Thomas Rawls, Eddie Lacy e C.J. Prosise podem formar um comitê na posição.
Brady terá que superar mais uma defesa: a do Patriots
Se mantiver a média dos primeiros quatro jogos, a defesa do New England Patriots será a pior em jardas e pontos cedidos na história da NFL. É estranho dizer isso sobre uma defesa montada por Bill Belichick, e é de se esperar que ele vá tomar alguma atitude drástica para reverter esta tendência. Mas é complicado mudar tanto em meio à temporada. Depois de tomar pelo menos 33 pontos em três dos quatro jogos — no melhor jogo defensivo, levou 20... —, o Patriots já sabe que terá de sobrecarregar Tom Brady. Ele é Tom Brady, nós sabemos, mas depender exclusivamente de um jogador de 40 anos — por mais que, repito, seja Tom Brady — não é a receita do sucesso.
Bills e Jets com boas campanhas
Se o New England Patriots era visto como o campeão antecipado da AFC Leste, o Buffalo Bills está disposto a mudar a narrativa com o técnico Sean McDermott. O time venceu o forte Atlanta Falcons por 23 a 17 e chegou a três vitórias em quatro jogos na temporada — na liderança da divisão. O New York Jets também surpreende. Para um time que iniciou um processo de reconstrução e mandou vários famosos embora, o 2-2 com a vitória sobre o Jacksonville Jaguars é animador. E muito melhor do que o outro time de Nova York — o Giants está 0-4 e não joga para uma campanha melhor do que isso.
Le'Veon Bell está de volta
Depois de ficar a pré-temporada fora por questões contratuais e ser discreto nas primeiras semanas, Le'Veon Bell finalmente foi decisivo — e na hora certa. Com Big Ben em um aparente declínio, o running back carregou o ataque para uma vitória importante sobre o arquirrival Baltimore Ravens. Um 26 a 9 marcante — e eu juro que comecei a escrever Baltimore Ravens 9-26 Le'Veon Bell quando montei os placares da rodada. É basicamente isso.
Lions e Eagles sólidos
O Detroit Lions é uma das grandes afirmações da temporada. Com Matthew Stafford em bom nível, o time também tem conseguido estabelecer o jogo corrido com uma linha reforçada e Ameer Abdullah. A vitória sobre o Minnesota Vikings faz o time de Detroit dividir a liderança da NFC Norte com o Green Bay Packers. Já o Philadelphia Eagles lidera a NFC Leste de forma isolada — pelo menos até o Washington Redskins jogar no Monday Night Football. A vitória sobre o Los Angeles Chargers fora de casa foi sofrida, mas importante.
Sean McVay é um gênio ofensivo
O Los Angeles Rams é um novo time sob o comando de Sean McVay. Ele fez Jared Goff e Todd Gurley finalmente cumprirem o que o mundo esperava deles — e que eles não conseguiram entregar com Jeff Fisher. O Rams venceu o forte Dallas Cowboys fora de casa, fez 35 pontos e mostrou que briga — e com força — pelo título da NFC Oeste.
Carr e Mariota lesionados no mesmo dia... de novo
Pela segunda vez em menos de um ano, Derek Carr e Marcus Mariota se machucaram exatamente no mesmo dia. Dia 25 de dezembro de 2016, os dois quebraram a perna na semana 16 da temporada passada — o Titans já estava eliminado, mas o Raiders precisou usar Matt McGloin e Connor Cook no jogo final da temporada e na partida de playoffs. Neste domingo, Carr e Mariota voltaram a sofrer lesões no mesmo dia. A de Carr foi nas costas, mas a expectativa é que não seja tão grave. Mariota teve um problema muscular na parte posterior da coxa. Ainda não se sabe o tempo de ausência dos dois.
Seahawks sofre de Wilsondependência
É normal um time da NFL depender do seu franchise quarterback. Mas a relação de Russell Wilson com o Seattle Seahawks extrapola a normalidade. A cada exato momento do jogo, o nível individual de Wilson é o nível de todo o ataque. Com uma linha ofensiva fraca — talvez a pior da liga — e recebedores medianos — à exceção de Doug Baldwin —, o Seahawks não consegue fazer nada além das magias do seu quarterback.
Resultados da NFL neste domingo:
Miami Dolphins 0-20 New Orleans Saints
Houston Texans 57-14 Tennessee Titans
New York Jets 23-20 Jacksonville Jaguars
New England Patriots 30-33 Carolina Panthers
Minnesota Vikings 7-14 Detroit Lions
Atlanta Falcons 17-23 Buffalo Bills
Baltimore Ravens 9-26 Pittsburgh Steelers
Cleveland Browns 7-31 Cincinnati Bengals
Dallas Cowboys 30-35 Los Angeles Rams
Los Angeles Chargers 24-26 Philadelphia Eagles
Tampa Bay Buccaneers 25-23 New York Giants
Arizona Cardinals 18-15 San Francisco 49ers
Denver Broncos 16-10 Oakland Raiders
Seattle Seahawks 46-18 Indianapolis Colts
Jogo desta segunda-feira
21h30min Kansas City Chiefs x Washington Redskins (ESPN)