Cada vez mais perto do quinto troféu de melhor jogador do mundo, o português Cristiano Ronaldo comprovou a boa temporada com dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Borussia Dortmund, nesta terça-feira, pela segunda rodada da Liga dos Campeões.
O galês Gareth Bale abriu o placar com lindo gol, aos 18 minutos do primeiro tempo, e CR7 aos 5 da segunda etapa, fez 2 a 0. O gabonês Pierre-Emerick Aubameyang diminuiu, aos 9, mas Cristiano Ronaldo fez mais um para definir a vitória, aos 34.
O time espanhol quebrou o tabu na cidade alemã. Em seis confrontos anteriores, o Real nunca tinha vencido o Borussia jogando fora de casa.
Passado o obstáculo, o time de Zinedine Zidane agora divide a liderança do grupo H com 6 pontos ao lado do Tottenham, que venceu o Apoel por 3 a 0.
Foi o jogo de número 150 para Cristiano Ronaldo no torneio continental e 400 vestindo a camisa merengue. O craque é o maior artilheiro da história da competição, com 109 gols.
O duelo entre o líder do campeonato alemão e o irregular time espanhol prometia emoções. O Real Madrid não iniciou bem a temporada no torneio nacional, mas na Liga dos Campeões o jogo é outro. E isso vale para o invicto Dortmund da Bundesliga.
Os primeiros 15 minutos foram eletrizantes. O Borussia pressionava no campo adversário, mas abria espaços no contra-ataque. Em duas oportunidades, com Carvajal e Ronaldo, os merengues quase abriram o placar em jogada de velocidade.
A resposta dos anfitriões veio em jogada polêmica, na qual Sergio Ramos evitou o gol com toque de mão involuntário. Yarmolenko cruzou, Philipp cabeceou e o goleiro Keylor Navas desviou. No rebote, a bola bateu no braço do capitão, mas o árbitro não deu nada.
Aos 18 minutos, Carvajal apareceu bem pelo lado direito e fez cruzamento perfeito para dentro da área. Totalmente livre, o galês Gareth Bale recebeu o passe e deu toque de categoria, de primeira e sem deixar a bola cair, para acertar o ângulo de Burki. Golaço.
A partida ficou aberta, com chances para as duas equipes. Mas os atacantes não definiram bem as jogadas ou paravam nas boas defesas dos goleiros adversários.
Como de costume nas partidas importantes, o luso do Real Madrid não se escondeu no duelo pela competição mais importante da Europa.
Na segunda etapa, o craque apareceu logo o início da partida para fazer o 108º gol na história da competição, aos 5 minutos. Em jogada pelo lado esquerdo, Bale foi ao fundo e cruzou rasteiro para o meio da área. Ronaldo se antecipou ao zagueiro e bateu firme para ampliar o placar.
O gol não deixou os anfitriões abalados. O time alemão conseguiu se recuperar e logo na sequência o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang fez um gol para diminuir as distâncias. O atacante recebeu cruzamento de Gonzalo Castro pelo lado esquerdo, se antecipou ao zagueiro e tocou para o fundo das redes, aos 9 minutos.
Os times mantiveram a pegada no segundo tempo, com chances de gol para os dois lados. Numa delas, o meia croata Luka Modric avançou pelo lado direito do campo e deu passe em profundidade para Ronaldo. Na mesma linha do último defensor, o português penetrou na área e bateu cruzado para ampliar o placar, aos 34.
O gol jogou uma ducha de água fria na reação alemã. O time, que nos seis jogos anteriores no Westfalenstadium não havia perdido para os merengues, conheceu a primeira derrota em casa para Cristiano Ronaldo e companhia.
A próxima rodada do grupo H é no dia 17 de outubro. O Real Madrid recebe o Tottenham no duelo pela primeira colocação, enquanto o Borussia Dortmund visita o Apoel em busca da primeira vitória na competição.
* AFP