Vale a pena ter ou não o controle da bola durante um jogo? Esta é uma das questões mais polêmicas do futebol contemporâneo. Especialmente no Brasil, há quem sustente a ideia de que jogar nos erros do adversário pode ser a estratégia mais eficiente para derrotá-lo. Há motivos para que muitos pensem assim por aqui. Os técnicos brasileiros trabalham num ambiente de insegurança extrema. Poucos tem tempo para desenvolver um modelo de jogo mais arrojado e criativo.
A situação na Europa já foi mais estável mas ainda é muito diferente da do Brasil.
Um estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos sobre Esporte – CEIS¹ – revelou os clubes que mantem o maior percentual médio de posse de bola desde o início da atual temporada do futebol europeu
Considerando apenas os clubes da 5 principais ligas do continente (Inglaterra, Alemanha, Espanha, França e Itália) o Borussia Dortmund 70,2% aparece como o líder neste fundamento, seguido do PSG com 67,7%, Manchester City com 67.1% e Barcelona com 64,1%. Na verdade, computando todas as 35 ligas nacionais daquele continente, o clube que aparece em primeiro lugar é o Celtic, atual hexa-campeão escocês com 70,8% de posse de bola.
O Borussia Dortmund tem como técnico o holandês Peter Bosz, que trabalhava no Ajax de Amsterdam onde chegou à final da Europa League da temporada passada. O PSG, que já desfrutava com meio campistas como Verrati e Rabiot incorporou recentemente o astro Neymar e toda a sua experiência recente de Barcelona.
A presença de Manchester City, Bayern de Munique e Barcelona na relação nos remete ao trabalho do treinador Pep Guardiola e de seu mentor fundamental Johan Cruyff.
Os 10 primeiros times em posse de bola entre as 5 maiores ligas são:
1- Borussia Dortmund – 70.2% de posse com média de 659 passes certos por partida.
2- PSG – 67,7% de posse com média de 645 passes certos por partida.
3- Manchester City – 67.1% de posse com média 637 passes certos por partida.
4- Barcelona – 64,1% de posse de bola com média de 612 passes certos por partida.
5- Bayern de Munique – 64% de posse de bola com média de 616 passes certos por partida.
6- RB Leipzig – 63% de posse de bola com média de 524 passes certos por partida.
7- Tottenham – 63% de posse de bola com média de 548 passes certos por partida.
8- Real Madrid – 61.1% de posse de bola com média de 533 passes certos por partida.
9- Milan – 60.4% de posse de bola com média de 541 passes certos por partida.
10- Juventus – 59.8% de posse de bola com média de 600 passes certos por partida.