Após a confirmação da saída de Neymar do Barcelona, o clube catalão já busca contratar um jogador para ser a reposição do atacante brasileiro. A diretoria do clube, que já demonstrava interesse em alguns nomes que se destacavam no futebol mundial, agora - que recebeu os 222 milhões de euros (cerca de 825 milhões de reais) referentes a multa contratual - deve investir pesado na contratação de reforços.
Os principais alvos são jogadores que atuam como meio-campistas ou atacantes, com características semelhantes a Neymar, para que possam complementar o trio de ataque com Lionel Messi e Luis Suárez. O novo técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, já tem o seu primeiro desafio da temporada: montar o Barcelona sem o trio MSN.
Leia mais:
Grêmio abre venda de ingressos para jogo contra o Godoy Cruz
Neymar livre para PSG após pagar cláusula ao Barcelona
Troféus, gols e litígios marcam legado de Neymar no Barcelona
Quem são os alvos do Barcelona:
Philippe Coutinho - Liverpool-ING
O meio-campista brasileiro é um sonho do Barcelona desde a temporada passada. O próprio Neymar havia indicado, junto à diretoria catalã, que contratassem o atleta que tem sido o destaque do Liverpool nas ultimas temporadas da Premier League. O time inglês negou, no final de julho, uma proposta do Barcelona de 100 milhões de euros (cerca de 370 milhões de reais) pelo jogador. Coutinho marcou 13 gols e deu 7 assistências no campeonato Inglês da temporada passada
Ousmane Dembélé - Borussia Dortmund-ALE
O francês foi um dos principais jogadores do BVB nessa etapa de construção de um novo time para brigar com o milionário Bayern de Munique na Alemanha. O ponta direita foi fundamental, ao lado de Aubameyang, na campanha dos alemães até às quartas de final na Champions League. O Barcelona, já havia demonstrado o interesse no jogador de 20 anos, quando ele ainda atuava no Rennes-FRA. Segundo o jornal Bild, da Alemanha, para tirar Dembélé do Borussia Dortmund os catalães terão que desembolsar, pelo menos, 100 milhões de euros (cerca de 370 milhões de reais). O jogador participou de 42 jogos, marcou 8 gols e deu 18 assistências.
Kylian Mbappé - Monaco-FRA
O jogador mais cobiçado e caro dessa janela está foi revelado no Mônaco e se destacou na campanha do time francês na Champions League da temporada passada - quando o Mônaco foi eliminado nas semifinais para a Juventus - e foi eleito o melhor jogador do Campeonato Francês de 2016/2017, ajudando ao clube do principado à conquistar o título, deixando o PSG, agora de Neymar, em segundo lugar. O Real Madrid é o principal adversário do Barcelona na páreo por Mbappé, que em 38 jogos, marcou 21 gols e deu 8 assistências. O clube francês negou uma proposta de 180 milhões de euros (cerca de 660 milhões de reais) do atual bi-campeão da Champions League.
Paulo Dybala - Juventus
Outro nome que surge como possível reforço do Barcelona para suprir a saída de Neymar é o do argentino Paulo Dybala. O jogador foi o destaque na caminhada da Juventus até a final da Champions League e nas conquistas do Campeonato Italiano e da Copa da Itália. O atacante, inclusive, fez uma das suas principais partidas no torneio europeu contra o Barcelona, nas quartas de final, quando os italianos eliminaram os espanhóis. Dybala participou de 42 jogos, marcou 15 gols e fez 7 assistências na temporada 2016/2017. Para liberar o atacante de 23 anos, a Juventus já estipulou um valor de negociação, Dybala poderá sair da Itália, cado o Barça pague 120 milhões de euros (cerca de 445 milhões de reais).
O Barcelona estreia no campeonato espanhol no dia 20 de agosto, contra o Bétis, em Sevilha. Até lá, o técnico Ernesto Valverde terá que pensar em como montará o seu time sem Neymar ou com um novo reforço para o seu lugar. Lembrando que a janela de transferência europeia, para contratações, encerra no final deste mês.