O Caxias do Sul Basquete/Banrisul segue sem vencer no NBB 9. Na noite desta terça-feira, a equipe caxiense voltou a ter altos e baixos, e apesar da atuação vibrante no segundo tempo perdeu para o Vitória/Universo por 70 a 69, no Ginásio Vascão.
A equipe caxiense reclamou muito da arbitragem, que ignorou uma falta em Vinícius no último lance do jogo. O cestinha da partida foi Arthur, que anotou 22 pontos. Vinícius contribuiu com 17. O norte-americano Dawkins foi o destaque do Vitória com 17.
Na próxima quinta-feira, a equipe encerra a sequência de jogos em casa contra o Basquete Cearense, às 20h05min.
Sem conseguir marcar pontos nos três primeiros minutos, o Caxias Basquete demorou a entrar na partida. O Vitória aproveitou e abriu 12 a 1. Após o pedido de tempo do técnico Rodrigo Barbosa, o cenário mudou e com uma defesa mais eficiente o time da casa voltou para o jogo com duas cestas seguidas de três pontos. Na reta final do quarto, os dois times foram pouco eficientes e o placar ficou em 16 a 14 para os baianos.
No segundo período, a história se repetiu. Quatro minutos sem pontuar e o Vitória abrindo vantagem superior a 10 pontos. De novo, o Caxias Basquete reencontrou o melhor ritmo e equilibrou as ações, com participações importantes de Vinícius, Arthur e Rech. Mesmo assim, o ataque das duas equipes seguiu com baixo aproveitamento, os visitantes levaram a melhor na parcial e foram para o intervalo vencendo por 30 a 24.
A volta do vestiário teve um Caxias com melhor transição ofensiva e firme na defesa. Mesmo com algumas oscilações, a equipe de Rodrigo Barbosa marcou em 10 minutos mais pontos do que somados os dois primeiros quartos. Apesar da parcial de 25 a 20 a favor, o time da casa foi para os minutos finais atrás do placar: 50 a 49.
No último quarto, o jogo ficou nervoso. Referência do garrafão caxiense, Marcão saiu do confronto com cinco faltas. No lance seguinte, uma roubada de Douglinhas, que completou com uma enterrada, levou a torcida ao delírio: 54 a 51 Caxias. Só que o jogo estava longe de estar definido.
As duas equipes se alternaram na dianteira do placar e quando restavam dois minutos o Caxias vencia por um ponto: 64 a 63. Em dois bons ataques, o time da casa ampliou a vantagem, mas os baianos responderam à altura. Quando restavam pouco menos de 30 segundos, o Caxias errou a jogada ofensiva e o Vitória aproveitou o contra-ataque para ficar um ponto à frente: 70 a 69.
Com três segundos no cronômetro, Vinícius errou o arremesso, mas reclamou muito de falta. A arbitragem ignorou e o Vitória saiu com os dois pontos.