Com um ano de titularidade, completado no jogo contra a Venezuela, o goleiro Alisson vive em seu clube uma situação diferente. No Roma, ele não é titular, o que põe em risco seu ritmo de jogo. Para não haver dúvidas da condição técnica e física, o preparador Cláudio Taffarel já esteve na Itália e deverá voltar para acompanhar como são feitos os treinamentos no clube. A primeira observação deu pleno aval para o ex-goleiro do Inter seguir sendo chamado pelo time de Tite, cujo pensamento, em regra, é de só convocar quem está jogando nos respectivos clubes.
Tite na Europa
Depois do dia 15 de novembro, quando se encerrar o jogo contra o Peru pelas Eliminatórias, estará encerrado o ano da Seleção Brasileira. O trabalho da comissão técnica, entretanto, seguirá forte fora dos campos. O treinador Tite viajará para a Europa para uma série de observações de jogos e visitas a clubes daquele continente normalmente atletas para a seleção.
A ideia é melhorar a relação para futuras convocações é uma observação atenta das atividades desenvolvidas pelos jogadores para que eles façam algo próximo quando convocados. Haverá conversas com treinadores e visitas também a confederações como forma de intercâmbio de informações. Junto com Tite, estará o coordenador Edu Gaspar.
Menos de um ano
O calendário da Seleção Brasileira tem apenas mais dois jogos em 2016 e prevê quatro amistosos na temporada do ano que vem. Depois da partida contra a Venezuela, o Brasil volta a ser convocado por Tite no próximo dia 21 para os dois últimos jogos do ano, contra Argentina em Belo Horizonte e Peru em Lima, ambos pelas Eliminatórias.
O ano de 2017 não tem ainda marcado nenhum compromisso para fevereiro, ficando o primeiro jogo para Montevidéu contra o Uruguai no dia 23 de março na volta das Eliminatórias. Cinco dias depois, o time pega o Paraguai em local ainda indefinido, cogitando-se que possa ser a volta da Seleção ao Maracanã. Em junho, no período da Copa das Confederações, haverá dois amistosos, ainda não definidos, nos dias cinco e 13.
Para o final de agosto, há o retorno às eliminatórias, jogando contra o Equador no dia 31 numa cidade brasileira não definida e a ida a Barranquilla na Colômbia para enfrentar os colombianos no dia cinco de setembro. O encerramento do caminho para a Rússia 2018 terá as partidas contra a Bolvia em La Paz no dia cinco e contra o Chile no Brasil cinco dias depois.
Fechada a classificação para o mundial, há ainda em 2017 dois amistosos previstos para novembro entre os dias cinco e 13.