O que era praticamente impossível de ser revertido se confirmou, e o Riograndense está rebaixado para Terceirona gaúcha, a última divisão do futebol profissional do Estado. Na tarde deste domingo, o Periquito precisava vencer o Pelotas no Estádio Boca do Lobo e ainda torcer por uma derrota ou empate do rival Inter-SM – no caso de empate do Inter-SM, o Riograndense precisaria golear para tirar uma grande diferença no saldo de gols – para subir à penúltima colocação e ainda ter que disputar dois jogos na repescagem para tentar escapar do descenso. No entanto, os comandados do técnico Lucas Fossatti foram goleados pelo Pelotas por 3 a 0 e não conseguiram evitar o primeiro rebaixamento do clube pela primeira vez dentro de campo. Foi a última rodada da fase classificatória da Divisão de Acesso, com despedida dos clubes de Santa Maria do restante do campeonato.
Última rodada da Divisão de Acesso reserva um domingo histórico para o futebol de Santa Maria
O Riograndense até começou bem. Logo no primeiro minuto de jogo, o goleiro Rafael, do Pelotas, fez grande defesa. Na sequência do lance, em um contra-ataque mortal puxado por Adilson Bahia, ele tocou para Gustavo Xuxa abrir o placar aos dois minutos de partida. Um pouco mais tarde, aos seis minutos, o time da casa ainda reclamou de um pênalti não marcado em Adilson Bahia.
Um dos clubes de Santa Maria será rebaixado no próximo domingo
O segundo gol do Pelotas veio aos 31 minutos. Em cobrança de falta de Vinicius Martins, o goleiro Goico fez grande defesa e tocou para escanteio. Na cobrança, Yuri aproveitou o bate e rebate e fez 2 a 0. O Riograndense só voltou a chegar no gol adversário aos 40 minutos, em chute de Alex de fora da área.
AO VIVO: Acompanhe a última rodada da Divisão de Acesso
No segundo tempo, o Pelotas seguia atacando, e o Riograndense não conseguia criar chances de gol.
O terceiro gol do time da casa veio aos 36 minutos. Leandro Rodrigues fez o pivô e deixou Tinga na cara do gol. O camisa 10 do Pelotas encobriu o goleiro Goico para fazer o 3 a 0. Ao final do jogo, o goleiro Goico ainda foi o melhor jogador do Riograndense em campo.