Metade da primeira fase ficou pelo caminho. Em 14 jogos, foram quatro vitórias e 10 derrotas, totalizando 18 pontos. Com os altos e baixos naturais de um estreante no NBB, o Caxias do Sul Basquete/Banrisul encerrou o turno com a certeza de que pode mostrar mais. E isso ficou ainda mais evidente depois da vitória sobre o Pinheiros, fora de casa, na última rodada.
Confira a tabela e a classificação do NBB 8
Nesta terça-feira, na abertura do returno, o desafio é contra o tradicional Brasília, às 20h, no Ginásio da Asceb, no Distrito Federal. O adversário está atrás na tabela, mas apenas porque tem quatro partidas a menos que a maioria dos rivais, ainda por conta da participação na Liga Sul-Americana, em que o clube ficou com o título.
As duas equipes iniciaram 2016 com resultados positivos. O Caxias bateu o Pinheiros, em São Paulo, enquanto o Brasília venceu o Minas e se recuperou de uma sequência de duas derrotas no NBB. Pelo equilíbrio apresentado até aqui na competição, é difícil fazer qualquer projeção.
- É um campeonato longo e não tem bicho de sete cabeças. A gente fez alguns jogos ruins e teve derrotas com maiores vantagens. Mas sabemos o quanto fizemos frente a eles. Pode esperar que no segundo turno o Caxias vai fazer melhor, vai fazer bonito - projeta o pivô Marcão.
Dos 14 jogos que fará no segundo turno, o Caxias terá nove em Caxias do Sul. Por isso, conseguir pelo menos uma vitória longe de casa nesta semana, contra o Brasília ou o Minas, na quinta-feira, seria fundamental dentro do objetivo de encerrar a primeira fase na zona de classificação. Diante de um adversário que tem a mão certeira de Guilherme Giovannoni nos arremessos e a experiência de Fúlvio na armação, o Caxias precisará mostrar a mesma consistência ofensiva do duelo contra o Pinheiros. Ou seja, não pode repetir as falhas de 2015.
- A gente sabia que tinha muitas coisas para acertar e trabalhamos em cima disso, especialmente no ataque em cinco contra cinco. Na defesa, somos a melhor equipe em roubadas de bola e não tomamos tantos pontos. Só que não estávamos fazendo. Algumas derrotas foram por isso. Esperamos que isso melhore no segundo turno - destaca o armador Vinícius.
No primeiro turno, na estreia dos times no NBB, o Brasília venceu por 91 a 82, no Vascão.
NBB 8
Na abertura do returno, Caxias do Sul Basquete encara o Brasília nesta terça-feira
Jogo inicia às 20h e marca confronto entre times que venceram na última rodada
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project