A ACBF que entra em quadra no domingo, contra o Orlândia, na decisão da Liga Nacional de futsal, tem uma sequência de vantagens. Primeiro, por jogar em Carlos Barbosa. Segundo, por ter vencido em Uberaba, poder empatar no tempo normal para levar o título. Terceiro, por ter tido a melhor campanha na competição, ter a chance de empatar na prorrogação caso seja derrotada no tempo regulamentar. Para o técnico Marquinhos Xavier, jogar na serra gaúcha é o grande trunfo do time laranja.
Qual é o tamanho da vantagem no placar e de decidir em casa?
A grande vantagem é jogar em Carlos Barbosa. Mesmo tendo conquistado um bom resultado, a vitória fora não te dá uma grande vantagem. Mas te dá a possibilidade de marcar terreno. Demos um recado para o nosso adversário. Fomos e jogamos muito focados. Acredito que a grande vantagem foi conquistada quando garantimos o mando de quadra nas partidas decisivas, como já tivemos na semifinal. Perdemos fora (para o Futsal Brasil Kirin) e conseguimos reverter. Confio em nossa atmosfera em casa.
Quais os pontos fortes do Orlândia?
Defini no primeiro confronto que é um jogo de iguais. É uma equipe muito parecida com a nossa, que gosta de atacar e é sólida na marcação. Temos um retrospecto parecido. Temos que ter atenção, porque eles vão atacar mais porque precisam da vitória no tempo normal e na prorrogação. Vamos tentar aproveitar a ansiedade deles e definir em contra-ataques, mas temos que marcar com atenção. Feito isso, temos chances reais.
Como a ACBF se planeja para estar no topo com tanta regularidade?
É um projeto muito sólido. O que faz uma grande diferença é a estrutura que se montou. A ACBF vai fazer 40 anos em 2016 e esta estrutura é muito sólida. A mítica da camisa e das conquistas se mantém mesmo que haja mudanças no grupo. Passamos por uma reformulação, sofremos bastante, porque foi uma mudança de conceito técnico, uma metodologia diferente. No segundo ano, já comemoramos a possibilidade de estar na final da Liga Nacional e próximo da final do Gauchão. A ACBF consegue manter uma identidade.
*ZHESPORTES