O suíço Roger Federer acabou com uma série invicta de 23 jogos de Novak Djokovic, número 1 do mundo, ao derrotá-lo por 7/5 e 6/2, nesta terça-feira, garantindo de quebra sua classificação às semifinais do ATP Finals, torneio que reúne em Londres os oito melhores tenistas da temporada.
O sérvio não perdia desde agosto, quando foi derrotado justamente por Federer, na final do Masters 1000 de Cincinnati, e também estava invicto há 38 partidas em quadra coberta.
Número 3 do mundo, Federer - que estreou com vitória tranquila (6/4 e 6/2) sobre Tomas Berdych (5º) - disputará a semifial mesmo se perder sua terceira e última partida da fase de grupos, na quinta-feira, diante do japonês Kei Nishikori.
Já Djokovic não repetiu a grande exibição do primeiro jogo, quando massacrou Nishikori por duplo 6/1, e precisa vencer Berdych para não correr risco de ficar fora da próxima fase.
Mais cedo, o japonês superou o tcheco em três sets, com parciais de 7/5, 3/6 e 6/3, mantendo chances intactas de classificação.
RESULTADOS DESTA TERÇA-FEIRA
Kei Nishikori (JAP) 2x1 Tomas Berdych (TCH) - 7/5, 3/6 e 6/3
Roger Federer (SUI) 2x0 Novak Djokovic (SER) - 7/5 e 6/2
R. Bopanna (IND)/F. Mergea (ROM) x J. Murray (GBR)/J. Peers (AUS) - 6/3 e 7/6(5)
B. Bryan (EUA)/M. Bryan (EUA) 2x0 S. Bolelli (ITA)/F. Fognini (ITA) - 6/3 e 6/2
OS JOGOS DESTA QUARTA-FEIRA
10h - P. Herbert (FRA)/N. Mahut (FRA) x M. Matkowski (POL)/N. Zimonjic (SER)
12h - Andy Murray (GBR) x Rafael Nadal (ESP)
16h - J. Rojer (HOL)/H. Tecau (ROM) x I. Dodig (CRO)/M. Melo (BRA)
18h - Stan Wawrinka (SUI) x David Ferrer (ESP)
*LANCEPRESS