A Liga dos Campeões já começou com as fases eliminatórias, é verdade. Mas podemos dizer que o banquete será servido a partir desta terça-feira, com a fase de grupos.
Mas não se engane. A vida no futebol glamouroso não é feita só de filé mignon. Há algumas carnes de pescoço perdidas no cardápio. Um exemplo: o surpreendente Astana mostra que o Cazaquistão vai além do personagem Borat, do humorista britânico Sacha Cohen. Para jogar em Lisboa, o Astana cumprirá a maior viagem de um time de futebol na história da Uefa. Outra novidade é o Malmo, tradicional clube sueco que volta à competição da qual foi vice em 1979.
Para os brasileiros, uma mudança. Pelos próximos três anos, os direitos de transmissão em TV fechada serão dos canais Esporte Interativo.
GRUPO A
PSG x Malmo
Ibra contra o time do coração
O Malmo ganhou como prêmio um reencontro com seu filho ilustre. Filhos de pai bósnio e mãe croata, Ibrahimovic nasceu e cresceu em um bairro pobre de imigrantes em Malmo e foi formado nas categorias de base do clube. Em 1999, aos 17 anos, ajudou o Malmo a sair da segunda divisão sueca com seus gols. Quando o sorteio apontou o time do coração e seu PSG na mesma chave, Ibra tuitou: "Esperava um dia estar em campo em Malmo pela Liga dos Campeões. Parabéns!". O PSG terá uma legião brasileira: David Luiz, Thiago Silva, Marquinhos, Thiago Motta, Maxwell e Lucas. Além dos hermanos Cavani, Di María e Lavezzi.
Real Madrid x Shakhtar
O Brasil na Liga
O Shakhtar vendeu Fernando, Luiz Adriano e Douglas Costa e liberou Ilsinho. Mas segue ainda o mais brasileiro da Liga dos Campeões. Desembarca no Santiago Bernabéu para enfrentar o Real Madrid nesta terça com essa etiqueta. Veja a lista: Ismayli, Márcio Azevedo, Fred, Alex Teixeira, Marlos, Taison, Wellington Nem, Dentinho, Bernard e Eduardo da Silva. A aposta em nosss jogadores tem a mão do técnico romeno Mircea Lucescu. Desde 2004 no clube, ele já levou 25 brasileiros para Donetsk. A conta já passou de 187 milhões de euros. Mas o negócio dá lucro. Douglas Costa chegou por 8 milhões de euros e foi para o Bayern por 30 milhões de euros. Willian custou 15 milhões de euros e foi para o Chelsea por 37. Fernandinho custou 7,8 milhões e foi para o Manchester City por 35 milhões de euros.
Grupo B
Wolfsburg x CSKA Moscou
Juventude alemão x Mário Fernandes
A ligação entre o Wolfsburg e o Juventude vai além do verde na camisa. Veja bem: Dante e Naldo, a dupla de área dos alemães, iniciaram pelo Alfredo Jaconi sua trajetória. O volante Luiz Gustavo não jogou pelo clube, mas só parou na Alemanha por causa de um jogo em Caxias. Os alemães do Hoffenheim, quando vieram comprar Carlos Eduardo ao Grêmio, queriam ver um jogo do Brasileirão. O único naquele dia era Juventude x ABC, pela Série B. Se encantaram com o volante do ABC e o levaram junto. O Wolfsburg conta com dois campeões mundiais: Draxler e Schurrle. No CSKA, além de Mário Fernandes, o destaque é o nigeriano Musa, aquele dos dois gols no Beira-Rio, na derrota de 3 a 2 para a Argentina.
PSV x Manchester United
O Inferno de Depay
O Manchester United pagou R$ 115 milhões para tirar Memphis Depay do PSV. Pois o destino recolocou o atacante de 21 anos em Eidhoven outra vez. O ambiente para ele está longe de ser sereno. O ex-técnico do PSV Aad de Mos avisou em entrevista: o zagueiro colombiano Arias "vai comer Depay vivo". O lateral Danny Blind, outra cria do PSV, também terá recepção pouco amistosa, previu De Mos. O técnico do United, Louis Van Gaal, também não terá vida fácil da Philips Arena, já que fez sucesso pelo Ajax nos anos 90. Rooney, lesionado, está fora do jogo. O brasileiro Andreas Pereira foi relacionado.
GRUPO C
Galatasaray x Atlético de Madrid
Ex-ídolo como X9
O Atlético de Madrid não contava com essa. Arda Turan, destaque do time no vice da Liga na temporada 2013/2014 e na campanha até as quartas na última edição virou dedo duro. Turan está hoje no Barcelona e virou informante do técnico do Galatasaray, Hamza Hamzaoglu. Com as vendas de Felipe Melo e Alex Telles para a Inter, o mais próximo de brasieiro no time é o uruguaio Muslera. No Atlético, Filipe Luiz sofreu lesão e foi cortado do jogo.
Benfica x Astana
A mais longa viagem
O Astana, surpresa e estreante em Liga dos Campeões, atravessará a Europa para enfrentar o Benfica, instalado em Lisboa, nas margens do Atlântico. São 6.154 quilômetros entre a capital portuguesa e a cidade do Cazaquistão. Uma viagem de 10 horas de avião. Para comparar, Porto Alegre e Manaus estão separadas por 4.468 quilômetros. Os deslocamentos para os jogos entre Benfica e Astana são recorde em competições de futebol organizadas pela Uefa. A marca anterior, 5.947 quilômetros, é recente, no jogo entre Bordeaux x Kairat Almaty, também do Cazaquistão.
GRUPO D
Manchester City x Juventus
Mundos opostos
Um encontro de extremos. O Manchester City, com cinco vitórias em cinco jogos, lidera com folga no Campeonato Inglês. A Juventus. atual vice da Liga dos Campeões, começou a temporada atravessada. Perdeu para a Udinese e a Roma e arrancou empate no final contra o Chievo. Os italianos têm, ao menos, uma boa notícia. Aguero, com lesão, é ausência no City. O volante Fernandinho está confirmado.
Sevilla x Borussia M'gladbach
Medo da invasão alemã
A Comissão Antiviolência que fiscaliza os estádios espanhóis avaliou como de alto risco a estreia na fase de grupos contra o Borussia M'gladbach. São esperados mais de 2 mil alemães na capital da Andaluzia e quarta maior cidade espanhola, com 700 mil habitantes. O M'gladbach tem como destaque o meia Thorgan Hazard, irmão menos famoso do craque belga Eden Hazard. Thorgan estava com o mano no Chelsea até ser comprado na última janela.
Jogos de quarta-feira
Grupo E
Bayer Leverkusen x BATE
Roma x Barcelona
Grupo F
Dinamo Zagreb x Arsenal
Olympiakos x Bayern Munich
Grupo G
Dinamo Kiev x Porto
Chelsea x Maccabi Tel Aviv
Grupo H
Valencia x Zenit
Gent x Lyon
*ZHESPORTES