Começa hoje a última fase da Divisão de Acesso. Quatro equipes disputam a única vaga para o Gauchão de 2016, em um quadrangular em turno e returno. O time com maior pontuação se classifica. Zero Hora convidou repórteres para analisar São Gabriel, Guarani-VA, Brasil-Far e Glória.
Glória
Neto Ferreira - narrador esportivo
Ponto forte
O setor ofensivo. O time tem velocidade e bastante técnica, além de contar com o oportunismo de Alê Menezes e a estrela de Jajá, que sempre entra bem.
Ponto Fraco
Conter a ansiedade é o principal desafio. A cidade de Vacaria está há cinco anos longe do Gauchão, por isso a pressão é intensa.
Destaque
É o meia Luiz Carlos. Armador canhoto de muita técnica, boa conclusão e pensador.
Guarani-VA
Vanessa Behling - repórter do jornal Folha do Mate
Ponto Forte
O entrosamento. O time tem um conjunto já por ter jogado junto desde o ano passado. Cerca de 80% dos atletas está aqui há um ano.
Ponto Fraco
Depois de sofrer com lesões nas fases anteriores, o desafio é manter o time inteiro nesta fase final. Vai ser preciso, também, mais concentração.
Destaque
É o atacante Paulinho. Desde que chegou, depois do Gauchão no Avenida, tornou-se o goleador do time, com oito gols.
Brasil-Far
Andrei Andrade - repórter do jornal Pioneiro
Ponto Forte
Jogada aérea muito forte. O time lança os zagueiros para a área adversária e abusa desses lances, que se tornaram uma das principais armas.
Ponto Fraco
É a questão emocional. O time vem batendo na trave. Só no ano passado, foram três chances de subir e não conseguiu. Precisa segurar a pressão.
Destaque
É o ala esquerdo Brida, que veio do São José. Ainda que jogue aberto, passam por ele todas as jogadas do time. E é um ótimo cobrador de faltas.
São Gabriel
Pedro Pavan - repórter do jornal Diário de Santa Maria
Ponto Forte
A defesa é muito segura. O time levou apenas 13 gols, nenhum de cabeça. Além disso, é uma equipe que perde pouco _ foi só uma derrota no campeonato.
Ponto Fraco
A falta de gols pode preocupar, ainda que tenha melhorado na segunda fase. E o time precisa manter a concentração nos minutos finais.
Destaque
É o meia Márcio Reis. Cumpre funções defensivas, é bom marcador e chega com facilidade ao ataque.