Na tela
Acostumada a mostrar todos os jogos da Copa até agora, a grande TV do Centro de Imprensa em Teresópolis teve programação diferente no domingo. Sempre sintonizada em canais com programação esportiva, sem partidas do mundial, lá estava o jogo amistoso Londrina x Grêmio. Poucos eram os espectadores e o que mais se comentava não eram atuações dos times ou de algum jogador, mas o péssimo aspecto do gramado do Estádio do Café.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Confira a repercussão internacional do Mundial no RS
Valeu, Porto Alegre: veja 15 momentos da Copa na Capital
Frustrante
Muito se cogitou que Hernanes poderia ser uma alternativa para a função de volante ou até como meia na seleção. Foi assim desde o início da preparação, mas nunca se consumou. O treinamento de domingo deu bons motivos para uma desistência da opção. Mais uma vez o meio-campista treinou mal, errou passes e até foi violento em alguns lances contra o time sub-20 do Fluminense. Sempre destaque nos seus clubes, desde os tempos de São Paulo, passando pela Lazio e agora na Inter de Milão, o jogador não consegue reproduzir o bom futebol com a amarelinha. Vale lembrar que nos tempos de Mano Menezes foi segregado depois de uma expulsão justa num jogo contra a França, quando estrava em excelente fase na Itália.
Lá vem o Mengo
O Brasil recupera seu uniforme titular na semifinal da Copa. Camisa amarela, calções azuis e meias brancas estarão vestindo os jogadores. A novidade é a Alemanha que vai usar seu uniforme a la Flamengo. A camisa será a rubro-negra em listras horizontais com calções pretos e meias pretas com detalhes em vermelho. Os alemães usaram este fardamento na Copa contra os Estados Unidos, jogo disputado em Recife. Lá agradaram muito à torcida do Sport Recife, mas tudo o que se fala é na inspiração do modelo do Flamengo.
Mestres
Na tarde de treinamentos da Seleção em Teresópolis, um momento de folga para quem prepara a alimentação do grupo. Em frente ao alojamento, cinco dos cozinheiros observaram atentamente o que ocorria no campo. Entre eles havia um desfalque, exatamente o líder, o gaúcho Jaime Maciel, chefe de cozinha da Seleção desde 2001.
Superlotada
Desde que chegou à Teresópolis, a Seleção nunca teve tanta gente querendo vê-la. A cidade estava lotada, seja pela presença do time em seu último domingo como visitante, quanto pela festa pelo aniversário do município. As proximidades da Granja Comary estavam intransitáveis. Os engarrafamentos faziam pequenos percursos durarem mais de uma hora. Os restaurantes fervilhavam e protagonizavam filas gigantescas. Num deles, o Olicio’s, que fica a 100 metros da entrada da concentração do Brasil, num domingo normal, a lotação se dá com 400 pessoas. Segundo o proprietário, aproximadamente 5 mil clientes circularam pelo estabelecimento durante o dia, número recorde. Ele se orgulhava em dizer que não faltou comida. Isto que a Seleção está sem Neymar.
Touca
Parecia uma miragem. Quem via o bate-bola dos titulares do Brasil na Granja Comary no domingo, focava seu olhar num jogador que treinava usando touca. Como a distância atrapalha para a identificação, por segundos ficava a ilusão de que Neymar estava no treino. Era Thiago Silva, reproduzindo o hábito do craque de treinar com a cabeça protegida do frio. Passado o curto espaço de tempo, se notavam perfeitamente as diferenças de técnica e complexão física.
Helicóptero
Depois de José Maria Marin, Marco Polo del Nero, da família de Neymar e do próprio jogador, chegou a vez de Felipão andar de helicóptero em Teresópolis. Juntamente com o capitão Thiago Silva e com o assessor de imprensa Rodrigo Paiva, o treinador voará direto da Serra Fluminense para Belo Horizonte, enquanto o restante da delegação sairá de ônibus até o Rio de Janeiro e de avião até a capital mineira. O motivo é a participação do técnico e do zagueiro na entrevista oficial da FIFA no estádio do Mineirão às 17h30min. O treinamento final para o jogo contra a Alemanha será pela manhã na Granja Comary. Tão logo termine o treino, haverá o almoço e as saídas simultâneas do ônibus e do helicóptero.
Casa
Foi o último domingo do Brasil na Granja Comary, mas Teresópolis voltará a ser endereço do time de Felipão nesta semana. Independente do resultado da semifinal, o time de Felipão retorna para a Serra Fluminense para se preparar para a final ou para a disputa do terceiro lugar.
Taça do Mundo
A Costa Rica saiu do Brasil com sua seleção consagrada pelo desempenho, simpática por mostrar-se agradecida pela acolhida dos brasileiros e revelando pelo menos um dos candidatos à seleção do mundial, o goleiro Navas.
Troféu Abacaxi
Corpo médico do Santos levantou a hipótese de Neymar se tratar para eventualmente jogar a final do mundial, é algo que só cria polêmica, trazendo à discussão um assunto desnecessário que só confunde o torcedor e pode influenciar o grupo. O craque está fora da Copa.